carro preto estacionado foto da sua traseira imagem ilustrativa texto seguro auto

5 dicas definitivas para contratar o melhor seguro auto

Contratar um seguro auto no Brasil é praticamente uma das obrigações de todo proprietário. Principalmente porque, este é um dos países que mais sofrem com roubos e furtos de veículos. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento do Grupo Tracker, em 2020 houve um crescimento no número de automóveis roubados. O aumento foi de 14,5 % apenas na quarentena por causa do Coronavírus.

Além disso, quando analisamos os número de acidentes nas estradas brasileiras, aconteceram mais de 67 mil batidas em 2019, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

Esses são alguns dos fatores que mais causam prejuízos para donos de carros, motos ou outros tipos de veículo. Porém, o problema pode ser bem menor se um seguro auto for contratado.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir. Ele vai ajudar você a escolher o melhor seguro de acordo com seu perfil. Continue lendo!

Como funciona um seguro auto?

O seguro auto é um serviço que visa proteger um veículo de possíveis danos e prejuízos previstos na apólice. Dentro das suas coberturas, é possível encontrar soluções para reduzir problemas referentes a roubos, colisões ou situações causadas por terceiro. 

Para que você seja um dos protegidos por uma seguradora, deve pagar uma mensalidade. Esse valor é determinado com base em alguns fatores que analisam os riscos a que o carro está exposto. 

Dessa forma, são considerados aspectos como tempo de CNH do condutor, histórico de batida, idade do motorista, multas, modelo do carro, fabricante, conservação etc.

Ao sofrer um dos problemas listados na apólice, o segurado deve entrar em contato com a seguradora para que ela possa direcionar a uma das oficinas autorizadas. 

Assim, o seguro de automóvel irá fazer uma vistoria para avaliar o problema e suas consequências. Vale lembrar que, em caso de batidas, é preciso apresentar o Boletim de Ocorrência (BO). 

Caso seja identificado que o carro tem conserto, a própria seguradora irá arcar com as despesas. O segurado apenas faz o pagamento de uma pequena parte do valor, por meio da sua franquia.

Porém, se for identificada a famosa “perda total”, quando o custo do reparo é superior a 75% do valor do veículo, o segurado tem direito a receber a indenização total. O valor será de acordo com o que está previsto na apólice, e vai permitir a compra de um novo veículo.

carro sendo rebocado com a frente destruída após uma batida
Na perda total, o custo de conserto do carro é muito alto; por isso, ele não é reparado.

Veja como o preço do seguro é determinado pela seguradora

Antes de você contratar o seguro auto, a seguradora fará uma vistoria do veículo que será assegurado. Esse processo acontece para que a empresa determine o valor final do seu seguro. 

Todas as questões relativas ao estado de conservação do carro serão checadas, para que a seguradora possa conhecer o real estado do veículo.

Além disso, durante a vistoria prévia, as informações que foram apresentadas por você no documento para fechar o contrato serão colocadas à prova.

Assim, a empresa evita que haja algum tipo de inconsistência que possa gerar prejuízos para ela. Então, não minta sobre batidas, nem oculte informações que possam gerar questionamentos depois. 

Como contratar o melhor seguro auto?

Para que você consiga escolher o melhor seguro para o seu automóvel, é importante identificar alguns fatores. Falamos sobre eles logo abaixo.

1. Conheça a reputação das seguradoras

Primeiramente, é preciso que você consiga comparar as diversas propostas que o mercado oferece. Dessa forma, nada melhor do que saber o que outros segurados têm a dizer sobre a empresa em questão. 

Conseguir esse tipo de informação é bem simples, principalmente com tantos canais disponíveis na internet. Você pode, por exemplo, consultar o “Reclame Aqui”, site direcionado para críticas e resolução de problemas. Pode também analisar redes sociais e conteúdos sobre a seguradora. 

2. Compare as vantagens de cada opção

Cada uma das empresas e seus seguros conta com um pacote básico diferente, proteções extras etc. Por isso, faça um levantamento comparando cada uma das seguradoras que mais chamaram a sua atenção.

Não esqueça que é preciso levar em consideração quais coberturas você realmente precisa. Imagine que você vive em uma região do Brasil em que não ocorrem muitas pancadas de chuva. Certamente não há a necessidade de contratar uma cobertura para desastres naturais.

3. Verifique os serviços adicionais

Outro ponto que você deve ficar atento é com relação à quantidade de serviços adicionais que a empresa oferece. Em alguns casos, o pacote básico acaba não atendendo a sua necessidade, e será preciso incluir essas coberturas extras no plano.

Um exemplo: nem todas as seguradoras oferecem um carro reserva enquanto o seu está passando por um conserto. Na grande maioria dos casos, esse é um serviço extra. Essa é uma dica que deve ser muito bem analisada por quem depende do veículo para trabalhar.  

4. Seja sincero com a seguradora

Um ponto muito importante para que você consiga um seguro automotivo de qualidade é ser 100% sincero com a empresa. Apresente todas as informações verdadeiras e não esconda nada. Será com base nisso que você terá uma apólice realmente condizente com suas necessidades. 

Quanto maior for a precisão das suas respostas, maiores as chances de encontrar um seguro efetivo.

Não existe uma previsão para saber se você pagará mais ou menos se mudar algum tópico. Mas acredite, a mentira pode sair mais caro do que imagina. 

A inconsistência de informações pode ser vista como fraude e, após um sinistro, a seguradora pode negar a indenização. Se isso acontecer, você precisará arcar com todo o prejuízo sozinho.

5. Procure uma corretora de seguros

Por último, vale muito a pena procurar por uma corretora de seguros para ter um leque maior de opções. Essas empresas contam com sistemas capazes de gerar mais de um orçamento e permitem que você faça uma comparação muito mais eficaz. 

Além disso, o corretor de seguro será a sua voz diante da seguradora. Ou seja, ele será responsável por garantir que todas as suas solicitações foram contempladas na apólice. Quando acontecer um sinistro, ele também entrará em contato com a empresa etc. Todo o processo burocrático será de responsabilidade dele.

Gostou do nosso conteúdo sobre seguro auto e suas vantagens? Vimos que uma das dicas para escolher a melhor opção é recorrer a uma corretora de seguros. Por isso, não deixe de entrar em contato com a Quisto!

Acesse o nosso site e solicite um orçamento para o seu veículo. Aproveite o momento para proteger o seu bem.