imagem de uma família feliz caminhando em uma trilha um homem uma mulher e uma criança pequena de dois anos todos estão sorrindo ilustrativo texto seguro de vida

Por que seguro de vida é importante? Saiba agora porque contratar

Contratar um seguro de vida, durante muitos anos, foi visto como algo negativo por diversas pessoas. Muitos acreditavam que esse era um serviço que trazia “má sorte”. 

Porém, essa é uma ideia completamente equivocada e que precisa ser mudada para que, cada vez mais, as pessoas consigam ter momentos tranquilos diante de uma situação delicada. 

Imagine os gastos necessários para que você possa cobrir um tratamento caro. Ou o dinheiro que precisará ser gasto com o intuito de quitar todo o processo e despesa do velório… Será que seus familiares estarão preparados para os trâmites que envolvem essa questão?

Preparamos o texto a seguir com o intuito de apresentar o seguro de vida, como funciona, seus detalhes e como adquirir um. Acompanhe a leitura. 

O que é seguro de vida?

Podemos dizer que o seguro de vida individual funciona como uma garantia que o segurado tem para eventuais problemas graves de saúde ou falecimento. Dessa forma, há a certeza de que ele, ou seus beneficiários, terão todo o conforto necessário para cuidar dos trâmites que envolvem um tratamento ou velório. 

Para ter direito à indenização acordada com a seguradora por meio da apólice, o contratante deve comprovar que está com alguma doença grave ou que necessita de internação hospitalar. Nesses casos, o ressarcimento pode ser feito de modo integral ou metade do valor proposto, de acordo com a regra da seguradora.

Já em casos de falecimento, todo o dinheiro referente à apólice é entregue aos beneficiários que foram determinados pelo segurado ao fechar o acordo. Caso ninguém tenha sido escolhido, o valor vai para os dependentes legais. 

De qualquer forma, vale destacar que existem alguns limites para contratar um seguro de vida. Infelizmente, pessoas a partir de uma determinada idade e/ou diagnosticadas com algum problema de saúde grave não costumam ser aceitas pelas seguradoras.

Na hora de escolher a sua seguradora, opte por aquelas que estão regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Essa é a forma que você tem de garantir que não ficará desprotegido em um momento mais delicado. 

Descubra se seguro de vida vale a pena

Existem diversos motivos pelos quais você pode contratar um seguro de vida. Esse é um serviço que pode facilitar diversas situações complicadas e chatas de se passar em momentos delicados, como vimos. 

Se você puder contar com o auxílio de uma seguradora, melhor para você, seus familiares e amigos. 

1. Proteção financeira a familiares

Inicialmente, a cobertura do seguro de vida irá permitir uma proteção financeira aos seus dependentes. Esse é um dos principais motivos pelo qual o serviço é contratado.

Porém, vale destacar que as seguradoras não preveem cobertura em casos de riscos que não estão previstos na apólice. Ou seja, se algo que não foi listado no contrato acontecer, não haverá indenização.

Vale destacar também que esse é um processo que abrange o parceiro matrimonial do segurado. Todas as pessoas que estão ao seu redor podem receber a indenização da maneira que você achar mais justa. 

Para garantir isso, é interessante indicar na apólice do seguro de vida quem serão seus beneficiários.

2. Melhora na qualidade de vida em momentos delicados

Outro benefício para quem contrata esse tipo de serviço é a possibilidade de ter uma qualidade de vida melhor em caso de problemas de saúde graves, invalidez ou afastamento temporário. 

Por causa desse tipo de situação, pode acontecer de você perder a sua principal fonte de renda. Durante momentos delicados como esse, toda renda é bem-vinda para ajudar nos tratamentos de doenças. Principalmente aquelas que demandam um custo elevado para a maioria das pessoas, como o câncer. 

3. Indenização mais ágil

Em caso de morte do segurado, o reembolso acontece de maneira mais rápida do que o inventário ou partilha de bens entre os herdeiros. Assim que o falecimento é informado à seguradora, a indenização é passada aos beneficiários, independentemente de estar acontecendo algum processo judicial.  

dois cofres em forma de porquinhos coloridos ilustrativa indenização de um seguro
A indenização do seguro de vida é liberada com mais rapidez para o cuidado com seus beneficiários.

4. Não precisa pagar IR

Por fim, o seguro de vida é um dos investimentos que não sofrem com o imposto de renda. Sendo considerado uma verba indenizatória, é preciso apenas informar em sua declaração o recebimento da verba.  

Como fazer seguro de vida?

Contratar um seguro de vida pode parecer algo caro à primeira vista, mas é bem diferente disso. Esse é um mito que faz parte da nossa sociedade.

O preço para uma apólice leva diversos fatores em consideração, como a idade, tipo de cobertura e valor da indenização desejada. 

Para garantir que você terá acesso às melhores condições, entre em contato com uma corretora de seguros e converse com o corretor. Ele irá ajudar você a encontrar o valor mais justo dentro da sua situação financeira. No futuro, caso queira alterar as condições, não haverá nenhum problema.

O interessante de contar com um profissional como os corretores é a praticidade que eles terão para apresentar a você soluções mais convenientes para o momento vivido. Sem contar que eles irão trabalhar como parceiros, defendendo o seu interesse e indo atrás de soluções de qualidade para o que deseja. 

Inclusive, o processo para resgate da indenização e o repasse para os beneficiários passam pelo corretor. Afinal, caberá a ele dar entrada no processo para comprovar a necessidade da cobertura apresentada na apólice. 

Para encontrar o melhor seguro de vida, você nem precisa sair de casa. Hoje, é possível até fazer a cotação pela internet.

Contratar um seguro de vida on-line é uma tarefa relativamente simples. Você precisa encontrar, inicialmente, uma corretora de seguros para ajudar no processo e solicitar o orçamento. Uma corretora como a Quisto, que tem anos de experiência no mercado.

A empresa irá entrar em contato com você para apresentar todas as propostas que ela tem em mãos. Assim, só será necessário escolher a que melhor atende às suas expectativas e fazer o primeiro pagamento. 

Lembrando que qualquer problema para quitar alguma das parcelas da seguradora deve ser comunicado ao corretor, para que ele possa encontrar uma solução mais prática e fácil para você. 

Gostou do nosso conteúdo sobre seguro de vida e sua importância? Conheça a Quisto e entre em contato conosco pelo site. Solicite o seu orçamento!