imagem de um avião no céu ilustrativo texto seguro viagem

Como fazer seguro viagem? Vale a pena? Saiba tudo sobre!

Muitas pessoas se perguntam se seguro de viagem realmente vale a pena. É um questionamento comum, principalmente, por causa do custo a mais que o viajante terá para fazer o seu trajeto. 

Tirar uma viagem do papel é, para muitas pessoas, um momento para relaxar e um hobby. Com certeza, você não poupa esforços para fazer o melhor planejamento possível.

Porém, um erro comum é quando os planos ignoram o seguro para cobrir eventuais problemas ao longo do trajeto. 

Dessa forma, preparamos o texto a seguir, para mostrar a você como contratar o serviço e as vantagens que ele lhe oferece. Acompanhe a leitura. 

O que é seguro de viagem?

O objetivo de um seguro de viagem é evitar que qualquer tipo de problema durante o seu trajeto possa atrapalhar a experiência. Porém, tudo depende, assim como outros seguros, do contrato fechado com a operadora do serviço. Existem diversos modelos que podem ser optados. 

Muitas pessoas passam meses e até anos planejando a viagem dos sonhos. Mesmo tendo coisas fáceis de prever, como passagem, hotel, translado e outros serviços, algumas dores de cabeça podem surgir. Não temos o controle sobre a nossa mala durante o trajeto, por exemplo. Também não sabemos se enfrentaremos algum problema de saúde no período etc.

É nesse momento que entra a necessidade desse tipo de seguro, considerado um dos fatores mais importantes durante uma viagem. 

Imagine que você está visitando países onde o atendimento médico é extremamente caro, como os Estados Unidos. Se precisar de assistência médica, será preciso arcar com todos os custos relacionados ao atendimento ou procedimentos que forem necessários para evitar que algo pior aconteça.

Uma despesa bem maior do que o previsto em toda a sua viagem, concorda? Mas, com o seguro de viagem, essa despesa é coberta pela operadora. 

Conheça as vantagens de contratar um seguro de viagem

Podemos dizer que o principal alívio que um seguro de viagem oferece para seus contratantes é com relação à saúde.

Ao buscar uma empresa para fazer a sua proteção, você vai perceber seis coberturas básicas e bastante comuns. São as coberturas para:

  • despesas médico-hospitalares, incluindo atendimento odontológico;
  • regresso sanitário;
  • traslado médico ou/e de corpo; 
  • morte em viagem; e
  • invalidez permanente total ou parcial causada por algum acidente ao longo do período fora. 

Além disso, existem outros serviços que podem ser oferecidos pela seguradora. Para conhecê-los, analise com cuidado todos os termos presentes na sua apólice. 

Você pode ter acesso, por exemplo, à assistência para as bagagens roubadas, furtadas, destruídas, extraviadas ou danificadas.

pessoa sentada no aeroporto com uma mala de viagem grande vermelha ao lado
Problemas com a bagagem são alguns dos mais comuns durante uma viagem.

Ainda é possível contar com indenização para cancelamentos e garantir os valores que normalmente não são reembolsáveis. 

Por fim, o segurado ainda pode solicitar o regresso antecipado sem custo com base em um dos problemas apresentados de saúde. Sem contar os custos funerários que podem ser cobertos pela seguradora.

É necessário fazer seguro de viagem para trajetos no Brasil?

É comum as pessoas se questionarem sobre a necessidade de fazer um seguro para rodar pelo Brasil. Então, vale dizer que seguro de viagem nacional é recomendável, assim como para os trajetos internacionais.

Talvez você então se pergunte: “tenho plano de saúde. Ainda devo contratar?”. A resposta ainda é sim. Afinal, boa parte dos planos não têm cobertura nacional.

Ou seja, se você tem um plano carioca e sofrer um acidente no Rio Grande do Sul, não conseguirá ser atendido por meio do plano de saúde. 

Dentro do território brasileiro, sempre há a possibilidade de recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, caso queira ter mais segurança em qualquer viagem, interestadual principalmente, é recomendável fazer um seguro de viagem. 

Este seguro nacional também cobre fatos relacionados à bagagem, perda de documentos, cartões etc.

Importante destacar que o seguro de viagem cobre apenas a área para a qual ele é contratado. Se você fecha uma apólice para viajar pelo Brasil, mas decide ir a alguma cidade paraguaia (ou outra na fronteira) a cobertura deixará de valer nessa localidade.

A única exceção fica por conta dos países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen. Esse acordo faz com que o seguro de viagem na Europa valha para qualquer local dentro da aliança. 

Descubra como fazer seguro de viagem

Para você contratar um seguro de viagem, o processo é bem simples e tranquilo.

Inicialmente, você deve procurar uma empresa que faça o trabalho de corretagem de seguros. Uma das vantagens de contar com o serviço especializado delas é ter acesso a orçamentos de diversas seguradoras. Veja abaixo.

1. Entre em contato com uma corretora de seguros

Ao entrar em contato com a corretora, informe seu destino e as datas referentes à viagem. Apresente todos os dados que forem solicitados.

As próprias empresas possuem um site próprio para que você encontre mais facilidades ao longo do processo. 

2. Analise as opções de seguradoras

Em seguida, você deverá analisar qual seguradora oferece o custo-benefício mais atrativo. Ou seja, aquela com um bom preço, justo dentro das coberturas que ela oferece. 

Importante destacar que, para o seguro viagem internacional, todos os pontos ligados à saúde que apresentamos precisam ser oferecidos obrigatoriamente. 

Já no caso das viagens nacionais, você pode optar apenas por aqueles que achar mais necessário, como traslado médico, despesas médico-hospitalares etc. 

3. Faça o pagamento e receba a apólice

Ao final da sua análise, informe ao corretor que entrar em contato com você a opção escolhida e inicie o processo de pagamento. Quase que instantaneamente, você irá receber a sua apólice e poderá fazer a viagem tranquila e sem dor de cabeça. 

Para evitar problemas ao longo da sua jornada, ande com a apólice na sua bagagem de mão e anote os contatos necessários para solicitar a cobertura do seguro. Se achar necessário, faça mais de uma cópia. 

Entre em contato com a Quisto Corretora de Seguros pelo site e solicite o orçamento do seu seguro de vida! Ele irá deixar o seu trajeto ainda mais seguro. Cote agora!