enfermeiro com a mão no ombro de uma senhora imagem ilustrativa texto franquia de plano de saúde

Entenda como funciona o modelo de franquia de plano de saúde

A franquia de plano de saúde é uma oportunidade de negócio para quem quer lidar com necessidades básica das pessoas. Ao abrir uma empresa desse tipo, você se torna um mediador entre o cliente e o plano de saúde. Saiba mais a seguir. 

Para quem tem o desejo de investir e começar um negócio, a possibilidade de obter uma franquia traz ainda mais segurança e chances de sucesso. 

Entre as áreas de atuação, temos a de franquias de corretoras de planos de saúde, oferecendo soluções com valores acessíveis aos seus clientes. 

Sendo assim, por se tratar de um serviço básico e tão necessário para todos os públicos, trabalhar com uma franquia de plano de saúde e bem-estar pode ser uma ótima oportunidade de negócios.

Por isso, separamos algumas informações que podem ser úteis para você que está pensando em investir. Confira a seguir.

Franquia de plano de saúde X Franquia do plano: qual a diferença?

Não parece, mas existe uma diferença entre franquia de plano de saúde e a franquia do plano de saúde. 

Entenda melhor o mercado e algumas informações que permeiam as relações de negócios.

Entenda a franquia de plano de saúde

A franquia de plano de saúde consiste em uma corretora de seguros que possui uma parceria com empresas de convênio médico. 

Assim, a função da corretora é estabelecer uma mediação entre clientes e planos de saúde.

Quem abre uma franquia de plano de saúde se torna um franqueado, um empreendedor responsável por realizar as solicitações necessárias de cotação.

Entre elas está a checagem de informações e apoio ao cliente em casos de reclamações e outros problemas. 

O que é a franquia do plano?

Por outro lado, a franquia do plano diz respeito ao valor que o cliente precisa pagar na hora de realizar um procedimento. Este investimento não tem nada a ver com quem abre o negócio; tem a ver com quem contrata o plano. 

A franquia é um valor que já é estabelecido no contrato e determina uma quantia que o seguro não é responsável por cobrir.  

Assim, se o cliente realizar algum procedimento, cujo valor não ultrapasse o que já está definido na franquia, a pessoa é responsável pelo pagamento. Esse movimento é chamado de coparticipação.

Contudo, se o valor total do procedimento ultrapassar o valor da franquia, então o seguro é responsável por quitar essa diferença. 

Foto de um homem do ombro para baixo, usando uma camisa de mangas compridas azul. Ele segura uma moeda com uma mão e a coloca em um pote com outras moedas. Na outra mão, ele segura uma caneta e faz contas em uma calculadora preta. Na mesa branca a sua frente, ainda vemos uma prancheta preta com papel branco, um celular branco e algumas moedas ao lado do pote de moedas. Imagem ilustrativa para o texto franquia de plano de saúde.
A franquia do plano é um valor pago pelo próprio cliente.

Entretanto, desde 2018, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceu novas regras para a coparticipação e franquia nos planos de saúde. 

Uma delas determina que o valor da coparticipação não seja maior que a mensalidade paga pelo consumidor, nem maior que a anuidade.

Outra medida é a isenção da cobrança de coparticipação em mais de 250 procedimentos de saúde. O que inclui exames preventivos, tratamentos crônicos, pré-natal e consulta com médico generalista. 

Além disso, o percentual máximo de coparticipação que deverá ser pago pelo cliente, não pode ser superior a 40% do valor total do procedimento. 

Mas este artigo é sobre franquias de planos de saúde. Ou seja, é para você que quer abrir um negócio e deseja saber como ele funciona. Essa ressalta que fizemos é apenas para esclarecer as diferenças entre os termos, porque a confusão sobre eles é comum. Vamos continuar!

Como funciona uma franquia de planos de saúde?

Agora que você já sabe o que é uma franquia de plano de saúde, é importante entender como exatamente funciona esse modelo de negócio. 

Investir em uma franquia de planos de saúde é uma possibilidade segura de crescimento. O setor envolve um serviço necessário para toda a população. 

Só em 2019, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) contabilizou no Brasil um total de 47.255.912 milhões de usuários de planos de saúde. 

Ou seja, temos um setor que é de suma importância para a vida das pessoas. O plano de saúde garante segurança preventiva e apoio em momentos inesperados. 

Dessa forma, há um mercado com grandes chances de crescimento. A cada dia, um plano se torna mais necessário para aquelas pessoas que buscam tranquilidade na hora do atendimento médico. 

Somado a esse panorama positivo, existem outras características de uma franquia na área de saúde que podem ser bem positivas. Acompanhe a leitura. 

Catálogo de serviços diversos da franqueadora

Como foi possível perceber, o trabalho com a franquia de planos de saúde pode te proporcionar um retorno lucrativo. A área traz um serviço essencial com cada vez mais clientes.

Uma mulher de blusa bege e calça jeans segurando uma casa em miniatura, sentada ao lado de um homem de blusa xadrez azul, segurando uma caneta e alguns papéis. Imagem ilustrativa para o texto franquia de plano de saúde.
Uma corretora de seguros pode trabalhar com seguros de diversas áreas, como seguro residencial, automotivo e de viagens.

Contudo, ao integrar uma franqueadora, você possui um catálogo ainda maior de serviços com quais pode trabalhar. 

Afinal, corretoras de seguro costumam trabalhar em parceria com empresas de áreas diversas. Consequentemente, podem trazer ainda mais variedade de cliente. 

Mesmo com um foco voltado para a área de saúde, você também oferece para os seus clientes outros tipos de seguros, como de carros, residências e de viagem. 

Da mesma forma, poderá atender tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas, englobando um público ainda maior em empresas. 

Reconhecimento da marca pelo consumidor

Outra grande vantagem de uma franquia é credibilidade que a marca de uma franqueadora já proporciona para o seu negócio. 

Ao fazer parte de uma franquia, você não irá começar um negócio totalmente do zero. A marca em si já possui uma história e é conhecida pelas pessoas. 

Da mesma forma, ao integrar uma das melhores corretoras de plano de saúde , você recebe todo o tipo de treinamento e suporte para oferecer um bom serviço. 

Além disso, existem as parcerias com grandes empresas, que já são conhecidas no mercado e possuem a confiança do cliente. 

Unindo todos esses fatores, se torna ainda mais fácil conquistar os clientes e entregar serviços de qualidade ao longo do tempo. 

Suporte oferecido pela franqueadora à operação

É parte do papel de uma franqueadora oferecer o suporte técnico e agilizar o andamento dos contratos. Esse processo facilita todos os serviços e garante o bem-estar dos clientes. 

Do mesmo modo, se houver algum problema e reclamação, a franqueadora tem o papel de ajudar o franqueado. Toda essa atenção proporciona um trabalho mais simples ao franqueado.

Venda e ganhos do franqueado

Como franqueado, você irá desempenhar várias funções fundamentais. Desde fazer ofertas de seguros para os clientes, até atuar para que o contrato seja seguido. 

Assim, ao conseguir um cliente, o franqueado ganha uma porcentagem em cada venda, que são repassados pela própria franqueadora. 

Imagem de uma mesa de madeira, com um notebook cinza, partes de uns livros ao fundo, um copo de água, um vaso com planta verde e algumas pastas laranjas. Temos uma mulher sentada de costas para o ângulo da foto, segurando uma calculadora cinza. Imagem ilustrativa para o texto franquia de plano de saúde.
A cada negócio fechado, o franqueado recebe uma porcentagem de pagamento.

Seguro de Vida e Seguro Saúde: trabalhe com ambos 

Uma outra possibilidade que pode ser ainda mais interessante, é conseguir trabalhar com seguro de vida e com o seguro saúde. 

Apesar de transmitir uma ideia parecida, as duas modalidades de seguro apresentam uma cobertura e propósito diferentes. 

O Seguro Saúde possui cobertura para despesas médico-hospitalares e até odontológicas.

Esse seguro também pode incluir despesas em caso de morte por causas naturais ou acidentais, e também em casos de doenças graves.

Já o Seguro de Vida é uma possibilidade de o usuário ter garantias se ocorrer algum acidente ou outro fator inesperado com o segurado. 

Assim, o seguro de vida oferece a cobertura em caso de óbito, seja por morte naturais ou acidentes, com a possibilidade de cobrir despesas como velórios. 

Ao mesmo tempo, ele pode oferecer a indenização por doenças graves causadas pela invalidez total ou mesmo parcial. 

O seguro adequado para cada situação

Ambos os serviços, seguro de vida e seguro saúde, oferecem uma possibilidade de respaldo em situação de doenças ou mortes. 

No caso do Seguro de Saúde, são cobertas despesas com exames e consultas. Dependendo das condições, até internações hospitalares e acompanhamento ao pré-natal. 

Ou seja, vários serviços que podem ser necessários, e que buscam garantir uma qualidade de vida e conforto maior para os clientes. 

Já o Seguro de Vida é uma modalidade que resguarda o segurado em momentos mais extremos, seja com a invalidez, doenças graves ou a morte. Afinal, independente da situação, o cliente recebe a indenização adequada. 

Porém, com ele não é possível ter uma cobertura de algum procedimento padrão de saúde, sejam exames ou consultas, como no seguro anterior. 

Mas, ao trabalhar com uma corretora de seguros, você tem a disponibilidade de atuar com ambas as opções. 

Dessa forma, você pode atender clientes que procuram por cada tipo de serviço.

É possível encontrar aquele que se encaixe melhor em cada situação e fornecer o retorno de modo personalizado.

Conheça a Quisto Corretora de Seguros

Agora que você já entende melhor sobre franquia de plano de saúde, saiba que a Quisto Corretora de Seguros pode te ajudar a começar a empreender. 

Nascida em 2012, em Belo Horizonte, a Quisto conta hoje com mais de 90 opções de serviços, o que engloba seguros em áreas diversas

Entre os parceiros da empresa estão grandes marcas, como a Allianz, a MetLife e a Seguros Unimed. 

No vídeo que separamos a seguir, você pode conhecer mais sobre a Quisto e entender todas as vantagens de ser um franqueado. Confira! 

Se interessou? Então acesse nosso site e saiba como se tornar um franqueado hoje mesmo.

Com a Quisto você tem a segurança de investir em um negócio de sucesso, com todo suporte e credibilidade necessários.