Imagem de calculadora preta e papeis e uma mesa branca com uma caneta. Imagem ilustrativa para o texto seguro de consórcio.

Seguro de consórcio: por que e quando fazer? Conheça o serviço

O seguro de consórcio traz segurança para você que quer investir nessa forma de “poupança”, mas sem problemas após imprevistos. 

O consórcio é uma maneira segura de investir e obter dinheiro mais que suficiente para alcançar uma meta de forma rápida. Como comprar um carro ou um imóvel.

Contudo, por determinar um contrato e acordo de pagamentos mensais, o consórcio se torna uma obrigação, uma dívida. Então, a opção de fazer um seguro de consórcio pode trazer mais segurança.

Isso porque, em situações adversas, que podem adiar os pagamentos das mensalidades, o seguro de consórcio se torna uma garantia certa. Saiba mais a seguir. 

Como funciona um consórcio? Quando vale a pena?

Se você tem o sonho de adquirir bens, seja casa, carro, fazer viagens planejadas ou algum tipo de cirurgia, provavelmente cogitou juntar dinheiro suficiente para isso. 

Por se tratar de valor mais alto, nem sempre temos o recurso total em mãos. Então, o mais comum é buscar um empréstimo ou financiamento.

Contudo, é importante lembrar que essas modalidades de crédito envolvem muitas parcelas. Parcelas que podem ser sinônimo de juros e acarretar na geração de dívidas.

Portanto, a modalidade de crédito mais eficaz para juntar o valor que você almeja é o consórcio. Essa opção existe para resolver várias finalidades. 

O consórcio funciona de forma parecida a uma poupança conjunta. Ou seja, outras pessoas que possuem objetivos similares ao seu participam e também fazem contribuições durante o período de vigência do contrato.

Dessa forma, no fim do consórcio, todos recebem o valor total da apólice e conquistam seus objetivos.

Ao fazer o investimento, você passa a concorrer às cartas de crédito por meio de sorteios.

Sendo contemplado, você recebe o valor total de uma vez. Um excelente benefício para acelerar o resultado que você busca.

Além de fazer parte dos sorteios de carta de crédito, o consorciado pode participar do leilão de carta para aumentar as chances de ser contemplado.

Ao fim do consórcio, todos que fazem parte do contrato, contribuindo com ele, vão ter recebido sua carta de crédito. Assim, poderão fazer sua compra à vista, aproveitando as facilidades que isso pode trazer.

As vantagens do consórcio 

Ao fazer parte de um consórcio, você receberá mensalmente, na comodidade da sua casa, os boletos para os pagamentos das parcelas.

Essa modalidade apresenta vantagens benéficas para quem deseja juntar dinheiro de forma segura e ágil.

Primeiramente, o consórcio não possui taxa de juros. Nele, você apenas investe o valor, pagando-o para a empresa responsável. 

Além disso, tem a vantagem e facilidade de escolher os valores das parcelas que cabem no seu bolso e em quanto tempo deseja quitá-las.

Do mesmo modo, existe o prazo de pagamento, que pode se estender se você preferir.

Também sempre há possibilidade de acelerar o seu acesso à carta de crédito, dando lances nos sorteios. Como dissemos, a carta de crédito é o valor total do consórcio.

Por exemplo: se seu consórcio é de R$ 50 mil, sua carta de crédito será de R$ 50 mil.

Assim que sorteado, você terá acesso ao valor e poderá fazer a compra do bem que você deseja à vista. Depois, vai continuar pagando suas parcelas, para garantir que o “fundo” do consórcio seja reabastecido até o fim do contrato.

Assim, os demais consorciados poderão receber suas próprias cartas de crédito. As cartas são entregues por sorteio, pela sorte. Mas você pode dar lances, como em um leilão e, se a sua oferta for a melhor, você receberá a carta sorteada naquele mês.

Imagem de um pote transparente com moedas e três colunas de moedas ao lado com plantas em cima de cada uma. Todos estão em uma mesa de madeira e ao fundo vemos um fundo verde com plantas. Imagem ilustrativa para o texto seguro de consórcio.
O consórcio é alternativa para juntar o dinheiro desejado de forma rápida e segura.

Entenda para que serve o seguro de consórcio

Ao optar pelo consórcio, você tem a escolha de contratar o seguro de consórcio. 

Esse tipo de seguro serve como prevenção para acidentes e outros imprevistos. Ou seja, se ocorrer qualquer tipo de sinistro, o seu investimento estará assegurado. 

Suponhamos que você investe em um consórcio para a compra do seu carro. Se acontecer alguma situação que irá impedir o pagamento das parcelas, o seguro de consórcio garante que os valores fiquem em dia.

Dessa forma, você, sua família e outros dependentes terão cobertura para quitar o consórcio. 

Contudo, é importante ressaltar que o seguro não protege o bem em si, mas as suas condições de pagamento. Apenas isso.

Além do pagamento das parcelas, uma das opções do seguro de consórcio garante o pagamento total do valor aberto.

Portanto, o seguro é a proteção em várias situações. Saiba mais sobre elas a seguir. 

Seguro de vida

Nessa situação, o pagamento das mensalidades é garantido, seja total ou parcial, no caso de morte do consorciado. 

Então, para esse caso, é preciso que outra pessoa seja nomeada como beneficiário do titular do seguro do consórcio. O que inclui a definição do herdeiro legal, cônjuge, membro da família, entre outros. 

Seguro desemprego

Outra alternativa é o seguro de consórcio em caso de desemprego. Sabemos que as pessoas que trabalham ficam sujeitas a imprevistos.

Assim, caso o consorciado perca o emprego, as mensalidades são pagas pelo seguro. 

Essa pode ser uma opção interessante, principalmente em momentos em que a economia e o mercado de trabalho passam por instabilidades

Quebra de garantia

Já a opção de quebra de garantia é algo mais geral. Nela, o seguro é responsável pelo pagamento do consórcio caso o consorciado deixe de pagar alguma parcela e se torne inadimplente. 

Seguro de consórcio é obrigatório?

Agora que você já sabe que existe a possibilidade de ter um seguro para o seu consórcio, deve estar se perguntando se ele é um serviço obrigatório. 

Para esclarecer essa questão é importante entender que, mesmo sendo útil, para ter uma garantia de pagamento das mensalidades, o seguro pode ou não ser obrigatório. Tudo irá depender da sua administradora. 

Em alguns casos, o seguro deve ser feito junto ao consórcio, visando uma proteção maior não só para o consorciado, como também para o grupo que compõe o investimento. 

Imagem focada nas mãos de duas pessoas com roupas formais, segurando papéis e caneta em cima de uma mesa escura. Imagem ilustrativa para o texto seguro de consórcio.
Apesar de ser bem útil, o seguro de consórcio pode não ser obrigatório, dependendo da administradora.

Com sua função de trazer respaldo, o seguro já pode vir incluso no contrato do consórcio, ou ser um serviço a parte, à critério do investidor. 

Assim, se não for obrigatório, é importante fazer uma avaliação para descobrir se, para você, vale a pena ou não contratar. 

Inclusive, o valor do seguro de consórcio deve ser vantajoso e adequado ao orçamento de quem irá investir.

Dependendo da duração do consórcio, a contratação de um seguro é mais recomendada. Isso porque, investimentos que duram anos podem trazer ainda mais incertezas pelo longo período de tempo. 

Porém, se você fizer o consórcio de curto-prazo, estude todas as variáveis para descobrir se precisa ou não de um seguro, pois a solução tem como base a sua necessidade.

Quanto custa o seguro do consórcio? 

O valor do seguro de consórcio varia de acordo com cada situação. Além de depender do valor total da carta de crédito e também da quantidade de parcelas abertas. 

Outra questão é que os serviços das seguradoras já podem vir determinados em uma tabela fixa e com os percentuais variáveis para cada tipo de situação. 

Portanto, não é possível determinar exatamente quanto irá custar um seguro de consórcio, já que ele está ligado a muitas variáveis. 

Desse modo, ao contratar o consórcio, tire todas as dúvidas com a sua administradora. Leve em consideração as condições de coberturas e valores para isso. 

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos! E claro, acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse.

Conheça também as cinco dicas para contratar o melhor seguro auto que já demos por aqui.

E se planeja viajar, explicamos tudo sobre o seguro viagem e suas vantagens, leia agora!

Para fazer sua cotação de consórcio, e também do seguro para consórcio, converse com a Quisto!

A Quisto trabalha em parceria com várias empresas de seguro renomadas no país, entre elas a Allianz, Porto Seguro, BB Consórcios e Mapfre. 

Encontre os mais variados seguros em um só lugar. E o melhor, de acordo com a sua demanda e com a empresa de confiança. Cote já o seu seguro.