Imagem de uma calculadora preta, caneta preta e marcadores de papel laranja, amarelo e rosa, em cima de algumas folhas brancas com informações de contratos. Imagem ilustrativa para o texto apólice de seguro.

O que é apólice de seguro? TUDO que você precisa saber sobre ela

Você sabia que a apólice é o documento responsável por formalizar o contrato de seguro? Acompanhe a leitura e confira todas as informações sobre o assunto!

A vida é cheia de instabilidades, e é justamente por isso que procuramos sempre prevenção, garantir ainda mais proteção e segurança em momentos de imprevistos. 

Contratar um seguro, inclusive, é uma das formas de ter a certeza que você receberá um auxílio quando necessário.

Ao solicitar o serviço de uma seguradora, você assegura sua proteção por meio da apólice. Entenda mais sobre o assunto a seguir. 

Entenda o que é uma apólice de seguro

Uma apólice de seguro é um documento emitido pela seguradora, em que constam todos os direitos e deveres das partes envolvidas.

Ou seja, a apólice é responsável por formalizar o contrato do seguro.

Assim, no documento estão presentes todas as cláusulas que definem as assistências, prazos, garantias e vários outros itens que compõem o acordo.

Dessa forma, em casos de acidentes, algum sinistro ou ocorrências similares, a apólice de seguro garante o cumprimento do acordo por parte da seguradora. 

No registro, podem constar condições gerais sobre o seguro, e até mesmo os termos especiais e particulares acordados no contrato. 

Com a ajuda da apólice, você terá certeza do com quê pode contar vindo da seguradora. Nos mais variados tipos de contratos, seja para automóveis, residências, seguro de vida, entre outros.

Que informações devem constar na apólice de seguro?

Por mais que os documentos sofram variações de acordo com a seguradora e o tipo de seguro, existem informações básicas que compõem uma apólice. 

Assim, temos as cláusulas gerais, que definem as responsabilidades de cada parte envolvida e quais são os itens cobertos pelo seguro contratado. 

Não podem faltar dados como o tipo de cobertura, o valor, tempo de contrato, as responsabilidades das partes e os detalhes do plano. 

Imagem de um homem com blusa social azul, segurando uma caneta preta e dourada enquanto assina papéis em uma mesa preta. Imagem ilustrativa para o texto apólice de seguro.
Na hora de definir a apólice de seguro, é preciso incluir todas as informações importantes para o cumprimento do seguro.

Já nas cláusulas especiais constam as informações de coberturas adicionais caso o segurado tenha solicitado. 

E, da mesma forma, temos as cláusulas particulares, que definem vários detalhes importantes para a negociação. 

Nelas, você pode encontrar o tempo da vigência do contrato, coberturas, indenizações, informações sobre cancelamento e vários outros assuntos. 

Em resumo, temos um contrato formal entre cliente e seguradora, com todas as informações para segurança e cumprimento do serviço contratado. 

Cuidados para tomar com a apólice de seguro

Como você já deve ter percebido, a apólice conta com vários detalhes importantes e fundamentais para garantir os seus direitos na hora de proteger um bem. 

É por isso que, ao conferir a apólice de seguro, você deve prestar bastante atenção e seguir alguns cuidados.

O documento, após formalização, se torna um instrumento com acordo de direitos e deveres entre o cliente e a seguradora.

Apólice de seguro: leia bem o documento

Assim como qualquer contrato e negociação que você realiza em vários momentos da vida, ler todo o documento é um passo fundamental para entender as cláusulas do compromisso a ser assumido. 

Por isso, vale a pena ler e reler todo o documento quantas vezes for possível, para entender todas as informações contidas.

Só assim você terá a certeza de que o documento possui tudo que foi acordado entre as partes envolvidas.

Confira se suas informações estão corretas

Ao ler o documento de forma cuidadosa, você deve conferir as informações que tratam de todos os direitos e deveres, tanto seus, quanto da seguradora. 

Portanto, preste atenção se todos os detalhes e dados estão presentes e não sofreram alterações.

Solicite ajuda do seu corretor

Para você ter certeza sobre todas as cláusulas da apólice de seguro, contar com a ajuda de um corretor é uma opção válida.

Afinal, com uma pessoa preparada e especializada na área, você consegue o auxílio necessário para entender as informações presentes no contrato. 

Tipos de apólice de seguro para você conhecer

Duas mãos, de pessoas diferentes com roupas sociais apontando para informações em papéis que estão sobre uma mesa de vidro. Imagem ilustrativa para o texto apólice de seguro.
Existem vários tipos de apólice de seguro, que se enquadram em diferentes situações.

Agora você está ciente de que a apólice é uma garantia para o cumprimento de serviços contratados em um seguro.

Além de serem úteis para diferentes seguros, envolvendo casas, automóveis, viagens e outros, existem também diferentes modelos de apólice. Conheça essas variações na lista abaixo!

Apólice compreensiva

A apólice compreensiva pode garantir a proteção contra vários tipos de riscos, e ter a cobertura de linhas diferenciadas de seguros. 

Um detalhe importante desse tipo de apólice é que ela pode cobrir tanto os bens, quanto o próprio segurado. 

Apólice de riscos nomeados

Já a apólice de riscos nomeados possui uma cobertura mais restrita. Nesse caso, a cobertura é para o que está explícito no contrato. 

Ou seja, você obtém um contrato mais específico e a cobertura é feita de acordo com as suas necessidades. 

Apólice para danos a terceiros

A apólice para danos a terceiros garante a cobertura de qualquer avaria causada pelo segurado a outras pessoas, sejam eles danos morais ou físicos. 

Assim, a apólice garante que a seguradora cubra qualquer indenização que o cliente deverá pagar caso cometa algum sinistro. 

Apólice de recibo

A apólice de recibo está voltada para contratos temporários, de curto prazo. Como exemplo, temos os seguros envolvendo viagens

Apólice individual

As apólices individuais se referem ao contratos que estão em nome de apenas um estipulante, ou seja, uma pessoa.

Apólice coletiva

Ao contrário da individual, temos a apólice coletiva. Nela, o contrato é feito para diversas pessoas, um grupo que pode fazer parte de uma empresa ou associação. 

Apólice aberta 

Uma apólice aberta é aquela que permite alterações de acordo com as necessidades do cliente.

Assim, elas permitem adesões ou exclusões que podem envolver bens e até pessoas. 

Apólice fechada

A apólice fechada não permite nenhum tipo de alteração posterior ao fechamento do contrato. 

Dessa forma, todas as informações e dados devem ser estipulados durante a negociação do contrato, para evitar problemas futuros. 

Apólice facultativa 

Duas mãos se apertando, vemos roupas sociais nos braços e ao fundo temos uma sala de reuniões com mesa de madeira e cadeiras marrons. Imagem ilustrativa para o texto apólice de seguro.
Em apólices facultativas, você pode negociar os termos propostos.

Apólices facultativas são aquelas em que você encontra a possibilidade de negociar os termos.  

Elas geralmente correspondem aos contratos privados, ou seja, aqueles que as pessoas contratam por livre vontade. 

Apólice compulsória

Na apólice compulsória, por se tratar de uma obrigação legal, os termos contidos no documento não podem ser negociados. 

Esse caso diz respeito aos seguros que são obrigatórios, como é o caso do DPVAT e até mesmo condomínios. 

Agora você já entende como uma apólice de seguro é importante para ter ainda mais confiança em contratar uma proteção. 

E se você gostou deste post, não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares.

Não esqueça também de continuar acompanhando nosso blog para mais informações como essa. 

Você, inclusive, pode se interessar pelo nosso guia para entender e contratar o seu seguro auto. Confira agora mesmo!

Porém, se você tem interesse em contratar um seguro, conheça a empresa certa para te ajudar a escolher o melhor serviço para suas necessidades. 

A Quisto Corretora de Seguros já possui oito anos de atuação no mercado e, hoje, oferece mais de 90 possibilidades de contratos para seus clientes. 

Além disso, a empresa possui parceria com várias seguradoras renomadas, como a Allianz, Porto Seguro, SulAmérica, MetLife, entre outras. 

Por meio da Quisto você pode conhecer vários seguros e encontrar aquele ideal para você, tudo em um só lugar. Cote já seu seguro