Homem de blusa branca e calça jeans sentada em uma cadeira de madeira, segurando um tablet preto, ao lado vemos outras cadeiras e ao fundo vemos árvores e outras plantas. Imagem ilustrativa para texto tipos de seguro.

Tipos de seguro: conheça e saiba como você pode se proteger!

No mercado existem vários tipos de seguro e cada um pode ser ideal para a sua necessidade. Quer conhecer melhor os serviços disponíveis? Então, acompanhe a leitura. 

Se você está em busca de um seguro, já deve ter se deparado com vários serviços diferentes que são oferecidos pelas seguradoras. Acompanhe a leitura conosco! 

Os tipos de seguro oferecem proteções variadas

No setor de seguros, estão disponíveis proteções para vários tipos de bens. E você encontra também aquelas que servem para você e sua família. 

Por isso, com tanta variedade, é importante que você conheça os serviços e saiba diferenciá-los. 

Assim, você tem ainda mais clareza e segurança na hora de contratar o serviço certo.

11 tipos de seguro importantes para cuidar de você e da sua família


Ter um seguro é uma das formas mais corretas de conseguir o amparo adequado em momentos inesperados. 

Por mais que tomamos todos os cuidados diariamente, imprevistos podem nos surpreender e acabar trazendo muita dor de cabeça. 

E ao contratar um serviço de uma empresa responsável, você não só recebe uma indenização para cobrir os gastos, como também tem todo amparo para lidar com a situação.

Dessa forma, conheça mais sobre alguns tipos de seguros que podem ser bem úteis para você e sua família. 

1. Seguro para automóvel

O seguro auto é um serviço voltado para a proteção de veículos, garantindo tranquilidade aos condutores enquanto o utilizam. 

Sendo assim, caso um sinistro aconteça com o automóvel, seja um acidente ou furto, a seguradora é responsável pela indenização. 

Com isso, ao se envolver em um acidente, você pode contar com a ajuda da empresa e evitar vários gastos extras com reparos. 

As coberturas do seguro de automóveis podem variar de acordo com as seguradoras e com aquelas que você solicitou no contrato. 

Dessa maneira, existem coberturas que são consideradas clássicas como a de colisão, roubo ou furto, queda de objetos no veículo, explosões entre outras. 

Imagem de um carro cinza em uma rua. Há danos no capô que está amassado. Imagem ilustrativa para o artigo tipos de seguros.
Em casos de danos no carro, você pode contar com a ajuda da seguradora.

Além disso, você encontra as coberturas extras, que podem entrar de acordo com a sua necessidade. 

Entre elas você encontra a de proteção para retrovisores, faróis e lanternas e até a de carro extra. 

2. Seguro para residência

Outra opção dos tipos de seguro que você pode contratar, é o seguro residencial, que traz ainda mais proteção para você e sua família. 

Neste serviço, a seguradora é responsável pela proteção tanto do imóvel em si, ou seja, sua estrutura, quanto os bens que estão em seu interior. 

Do mesmo modo, ele pode ser contratado para vários tipos de imóveis, como casas habituais, apartamentos, casas de praia ou no campo. 

O serviço também cobre residências próprias, e aquelas que são alugadas, caso o inquilino deseje. 

Entre as coberturas mais comuns estão a de roubo e furto, danos elétricos, acidentes com fenômenos da natureza, como queda de raios e alagamentos. 

Com isso, ao contratar um seguro, você pode adquirir as assistências 24 horas, que fornecem eletricistas, chaveiros, encanadores e outros. 

3. Seguro de vida

Já o seguro de vida é o serviço ideal para aquelas pessoas que querem garantir um futuro mais certo e resguardado. 

Este tipo de seguro é feito para oferecer o apoio que o segurado e seus familiares precisam em momentos difíceis. 

Dessa forma, em caso de morte ou invalidez, a seguradora deve pagar uma indenização para os beneficiários que constam no contrato. 

Pense no exemplo, você é a pessoa responsável pelas despesas da casa e sua família depende diretamente de você. 

Assim, caso algo te aconteça, além de toda a fragilidade emocional, sua família também pode enfrentar dificuldades financeiras. 

Porém, com um seguro de vida, os beneficiários recebem a indenização e conseguem colocar todas as despesas em dia. 

O seguro de vida cobre morte por causas naturais ou acidental, e a invalidez por acidentes, seja total ou parcial. 

Além disso, você pode acrescentar coberturas extras ao serviço, como a assistência funeral e a antecipação especial por doença. 

Foto da mão de uma criança com blusa cinza, segurando o dedo da mão de um adulto, ao fundo temos uma grama desfocada. Ilustração para o texto tipos de seguro.
Seguro de vida é a ajuda certa que sua família precisa em um momento difícil.

4. Seguro dental

Cuidados com a higiene bucal precisam ser constantes, por isso, um dos tipos de seguros recomendados é o seguro dental. 

Com esse serviço, você tem acesso às redes credenciadas, logo, evita vários gastos com procedimentos no dentista. 

Além disso, no seguro dental, muitas seguradoras acabam cobrindo emergências e cirurgias, inclusive, em especialidades diversas. 

Sendo assim, entre as coberturas básicas você encontra as consultas, restauração de dentes, cirurgias simples como de extração dental, prevenção de doenças bucais e outras. 

Por isso, como já mencionamos em outros serviços, existe sempre a possibilidade de adicionar coberturas extras no contrato. 

Neste caso, é possível ter a proteção para realizar procedimentos de implantes, próteses e aparelhos ortodônticos. Tudo de acordo com a sua escolha e necessidade. 

5. Seguro saúde

Para quem busca atendimento médico de qualidade e quer ter aquela segurança na hora de cuidar da saúde, o seguro saúde pode ser a opção certa. 

Desta forma, com esse serviço, a seguradora é responsável pela cobertura dos seus gastos. E além disso, você pode escolher os hospitais e médicos que preferir. 

Assim, você tem a liberdade de consultar e fazer algum procedimento no local que desejar, e os custos são cobertos pelo seguro contratado. 

Portanto, além de escolher onde receber o atendimento, você pode ter ainda mais facilidade de utilização por não depender da lista de espera nas redes credenciadas. 

Neste serviço você encontra coberturas para despesas em hospitalização, com internamentos e até operações, além de exames e consultas na assistência ambulatorial.

6. Seguro bike

Bicicletas são equipamentos muito utilizados no dia a dia, seja para lazer ou até deslocamentos para a faculdade e trabalho. 

Porém, assim como qualquer outro meio de transporte, as bicicletas podem estar sujeitas aos vários perigos e imprevistos do cotidiano. 

Sendo assim, a seguradora se torna responsável pela indenização no caso de roubou ou furto, e acidentes que o ciclista poderá sofrer. 

Imagem de uma bicicleta preta, no meio de um caminho de terra e com várias árvores ao redor.
Com o seguro bike você tem a proteção certa ao utilizar sua bicicleta.

Além disso, você pode ter a cobertura para danos na bike, como freio danificado e pneu arriado. 

Outra grande vantagem é a cobertura para danos causados à terceiros, ou seja, quando o ciclista é responsável por algum acidente. 

7. Seguro de viagem

Entre os vários tipos de seguro, você pode encontrar o seguro viagem, serviço certo para quem quer tranquilidade durante um passeio. 

Ao contratar esse serviço, você recebe todo o suporte para resolver problemas que podem interferir na sua viagem. 

Entre as coberturas básicas que você encontra neste seguro estão as despesas médico-hospitalares em caso de acidentes ou doença súbita. 

Do mesmo modo, a pessoa pode ter a cobertura para casos de morte em viagem, translado do corpo ou traslado médico. 

Esse seguro também é bem útil para quem quer proteção para extravio, roubo ou furto de bagagens, além de possíveis danos. 

Outra opção, é contratar a cobertura para o cancelamento e interrupção de viagens. 

8. Seguro condomínio

O seguro condomínio tem como intuito cobrir possíveis danos na estrutura do prédio e os objetos que se encontram na área em comum. 

Assim, é importante lembrar que este é um serviço de contratação obrigatória, de acordo com a Lei 4.591/1964 – artigo 13

Logo, com o seguro condomínio, a seguradora deve amparar e oferecer a cobertura para casos de incêndios, curtos elétricos, entre outros.

Além disso, temos as coberturas para fenômenos da natureza, como queda de raios, vendavais e alagamentos. 

9. Seguro para moto

Assim como seguro para carros, outro tipo de seguro bem importante para um veículo, é o seguro de moto. 

Com ele você tem mais proteção para utilizar sua moto, sabendo que em casos de qualquer acidente ou imprevisto, receberá o apoio adequado. 

Para se ter uma ideia da importância desse serviço, a motocicleta foi o veículo que teve o maior número de acidentes, segundo o DPVAT em 2017

Foto de uma moto azul quebrada no meio de uma estrada. Imagem ilustrativa para texto tipos de seguros.
Em casos de acidentes, a seguradora é responsável pela ajuda.

Então, contando com um seguro, você evita despesas extras e a seguradora oferece a ajuda certa. Em casos de sinistro, você deve acionar o seguro e seguir as instruções da empresa. 

Uma das coberturas mais básicas desse serviço é a de roubo e furto, e a indenização em casos de colisões em acidentes. 

Outra opção que o motociclista pode contratar é a de danos periféricos. A cobertura é voltada para danos menores, como de para-choque, setas, retrovisores e afins. 

Dessa maneira, ter a cobertura para reboque e de danos a terceiro também pode ser muito útil no dia a dia de qualquer usuário. 

10. Seguro para acidentes pessoais

Para quem busca por mais segurança e tranquilidade, o seguro para acidentes pessoais é uma das opções disponíveis. 

Este é um serviço que oferece o auxílio certo para quando o beneficiário sofre um acidente e precisa de uma indenização para lidar com a situação. 

Desse modo, o seguro considera acidentes de forma súbita, acidentes de forma violenta e involuntária. 

Por isso, a seguradora se torna a responsável pela indenização em casos de invalidez, seja ela total ou parcial, causada por algum tipo de acidente. 

Inclusive, é possível ter no contrato a cobertura para morte acidental. Assim, a seguradora paga a indenização em situações que o óbito foi resultado especificamente de um acidente. 

11. Seguro educacional

O seguro educacional é o serviço voltado para quem quer garantir ajuda no custeio de despesas educacionais, caso algo interfira nesse pagamento.

Por exemplo, você é responsável pelo pagamento dos estudos de uma filha ou filho. Sendo assim, se algo grave acontecer, você pode ter dificuldades para quitar essas despesas. 

É justamente aí que entra o seguro educacional. Ele garante a cobertura, caso o responsável financeiro não consiga pagar as dívidas educacionais do beneficiário. 

Portanto, o serviço oferece coberturas para morte, invalidez por acidentes, incapacidade temporária, doenças graves e o desemprego. 

Foto de uma menina com lapis na mão escrevendo um papel. Vemos uma mesa de madeira, com lápis coloridos ao lado. A menina está de blusa branca e azul, com um fundo desfocado.
Com o seguro educacional, os estudos do beneficiário estão resguardados.

Em qualquer uma dessas situações, a seguradora deve pagar a indenização para as despesas escolares do beneficiário. 

Viu como existem vários tipos de seguros disponíveis para cada necessidade? Além dos 11 seguros apresentados, você pode encontrar outros nas seguradoras. 

Como contratar os melhores tipos de seguro para você?

Agora que você já conhece tantos tipos de seguro, você pode contratar aquele que mais se encaixa nas suas necessidades. 

Para que você tenha um processo seguro, você pode contar com a ajuda de um corretor que irá te guiar na escolha certa. 

Corretor: ajuda certa para encontrar os tipos de seguro

O corretor é o profissional responsável por mediar a sua relação com a seguradora, tirar todas as suas dúvidas e compreender suas demandas.

Dessa forma, ele pode te ajudar a encontrar o serviço certo com o melhor custo-benefício. Além disso, ele irá te ajudar em uma situação de sinistro, fornecendo todas as informações. 

Gostou desse post? Então não esqueça de continuar acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse

Tipos de seguro: saiba como contratar a sua proteção ideal

Se você já deseja contratar um seguro, pode contar com a ajuda da Quisto, que possui parceria com várias seguradoras renomadas. 

Com a Quisto Corretora de Seguros você tem todo esse acompanhamento e ainda encontra várias opções de seguros em um só lugar. Faça já a cotação do seu seguro