Sala ampla de reuniões em uma empresa, vemos paredes de vidro ao redor, no centro temos uma mesa grande com várias cadeiras beges. Imagem ilustrativa para texto seguro empresarial.

Seguro empresarial para proteger o seu negócio: saiba tudo sobre!

O seguro empresarial é o serviço que pode proteger a sua empresa em várias situações e trazer mais tranquilidade para todos. Saiba mais a seguir. 

Se você parar para pensar, a sua empresa está sujeita a vários riscos diariamente. E até o menor deles pode trazer grandes dores de cabeça. 

É por isso que o seguro empresarial é um dos serviços essenciais que um empresário pode contratar pensando no bom funcionamento do seu negócio. 

Assim, se você está em busca de segurança, acompanhe a leitura conosco e saiba mais como o seguro empresarial pode te ajudar. 

O que é um seguro empresarial?

O seguro empresarial é uma modalidade de seguro voltada para a proteção de empresas contra vários riscos.

Afinal, se você tem um negócio próprio, sabe que determinadas situações podem interferir gravemente no funcionamento e até trazer prejuízos. 

Sendo assim, o seguro empresarial oferece uma proteção completa, que vai desde os funcionários de uma empresa até seu patrimônio físico. 

Dessa forma, com um serviço de proteção, a seguradora se torna responsável pelos riscos daquela empresa. 

Portanto, em casos de sinistro e de acordo com a cobertura, a seguradora paga uma indenização para que a empresa tenha o suporte certo para lidar com a situação. 

Ele é um serviço que deve ser contrato por pessoas jurídicas que possuem algum empreendimento e buscam por proteções efetivas. 

Saiba porque contratar um seguro empresarial

Se você é um empresário, sabe que não é fácil começar um negócio, estruturá-lo e ter bons rendimentos por meio dele. 

Para se ter uma empresa de sucesso além da aplicação financeira é preciso também investir tempo e muito esforço. 

Por isso, ao colocar tanta dedicação para ter um negócio de sucesso, é importante que você considere todos os riscos acidentais que ele pode sofrer. 

Sendo assim, contratar um seguro pode ser a opção certa para ter um amparo em momentos de necessidade. 

Afinal, muitas situações fogem do nosso controle, e nunca sabemos quando um imprevisto pode acontecer. 

Com um seguro empresarial, você tem a garantia de receber da seguradora uma indenização para recuperar seus bens patrimoniais, por exemplo.

Foto de um grande prédio espelhado contra o céu azul ao fundo. Ilustração do texto seguro empresarial.
Com um seguro empresarial, seu negócio está protegido caso sofra danos diversos.

Como funciona o seguro empresarial?

Em um seguro empresarial, você pode encontrar diferentes modalidades de proteção que juntas cobrem a sua empresa por completo. 

Logo, uma das opções encontradas é o seguro patrimonial, que protege os bens da empresa contra vários tipos sinistro, desde roubos até incêndio. 

Porém, as coberturas em si, voltadas para cada situação, precisam ser solicitadas durante a contratação do serviço. 

Além disso, ao procurar por um seguro empresarial, você também irá encontrar as proteções voltadas para seus funcionários. 

Dessa forma, você pode optar por seguro saúde, seguro odontológico e até seguro de vida para o grupo de funcionários da sua empresa. 

Em cada situação, você pode procurar pelo serviço que apresenta melhor custo-benefício e consegue atender as necessidades de todos os colaboradores. 

Coberturas de um seguro empresarial para você contratar

Um seguro empresarial pode conter vários tipos de cobertura que você pode adicionar ao contrato de acordo com sua demanda. 

Assim sendo, você também pode encontrar coberturas distintas entre uma seguradora e outra. 

Por isso, é importante pesquisar bastante e ir em busca de um serviço que oferece tudo o que você precisa. 

Neste momento, você pode, inclusive, contar com a ajuda de um corretor que irá te orientar na escolha do serviço certo. 

Assim, separamos algumas coberturas que você pode contratar para a proteção do seu patrimônio empresarial. Saiba mais a seguir. 

Incêndio, raio e explosão

Essa é uma das coberturas mais básicas em um seguro empresarial, e pode ser bem útil para você que pensa em proteger a empresa. 

Com ela, você se resguarda caso algum incêndio se alastre pela sede da empresa, ou mesmo com uma queda de raios e explosão mais grave. 

Além disso, com a cobertura de incêndios, você recebe a proteção até para incidentes que começaram em locais próximos e chegaram até sua empresa. 

Dois bombeiros de roupa branca, segurando uma mangueira enquanto tentam apagar um incêndio. Ilustração do texto seguro empresarial.
Caso ocorra um incêndio, você terá o amparo da seguradora para lidar com os danos.

Seguro contra roubo

Outra cobertura que pode ser fundamental para quem está em busca de mais tranquilidade para o funcionamento de uma empresa é a de roubos e furtos

Com este serviço, se sua empresa sofrer com a ação de bandidos e você perceber que vários itens foram levados, é possível acionar a seguradora. 

Dessa forma, quando acontecer um sinistro do tipo, você irá receber uma indenização para cobrir todos os custos do que foi roubado. 

Acidentes naturais

Outro fator que pode passar batido, mas que pode trazer muitos problemas para uma empresa, são acidentes por causas naturais. 

Uma chuva mais forte, queda de raios e até granizo, podem trazer vários prejuízos para uma estrutura. 

Então, com a cobertura para acidentes naturais, a seguradora oferece indenização para recuperar a estrutura física de uma empresa em situações como essa. 

Pagamento de aluguéis

Já imaginou se sua empresa enfrenta algum tipo de problema, ou até mesmo sinistro, que compromete o seu rendimento? 

Você provavelmente terá muitos desafios para conseguir arcar com todas as despesas de manutenção do local, fora o pagamentos dos funcionários. 

Sendo assim, ter a cobertura para pagamento de aluguéis, pode ser uma boa alternativa para ter ainda mais segurança no âmbito financeiro. 

Então, caso algo aconteça, a seguradora arca com as despesas do aluguel e até com o condomínio de um prédio. 

Dessa maneira, é sempre importante lembrar, que o valor dessas indenizações podem variar de acordo com o que foi proposto no contrato. 

Cobertura de Responsabilidade Civil

Se você tem uma empresa, sabe que diariamente ela possui contato com os mais variados tipos de pessoas, desde clientes até fornecedores. 

É por isso também que existem muitas situações que podem fugir do controle e causar grandes problemas se você não estiver preparado. 

Portanto, com a cobertura de responsabilidade civil, você tem proteção para situações de ações judiciais, danos causados a terceiros e até reclamações. 

Desse modo, você recebe o amparo da seguradora e pode contar com uma indenização para arcar com os custos do problema. 

Várias pessoas de terno social preto reunidas ao redor de uma mesa de madeira conversando. Na mesa vemos também um computador e temos um fundo branco. Imagem ilustrativa para texto seguro empresarial.
Você pode contar com a ajuda da seguradora para resolver problemas de situações judicias, por exemplo.

Lucros cessantes

O seguro de lucro cessante é uma opção adicional de cobertura que você pode optar por colocar no seu contrato final de seguro. 

Vamos imaginar que a sua empresa enfrenta um sinistro que afeta seu patrimônio e isso atrapalha o funcionamento das atividades. 

Sendo assim, é bem possível que a sua empresa sofra com grandes perdas em seus lucros. 

Dessa forma, com a cobertura de lucro cessante, a seguradora cobre a parte de lucros perdida nesse período. 

Alagamentos e entrada de água

Outra cobertura que você pode optar por contratar é a específica para alagamentos e entrada de água na empresa. 

Neste serviço, a seguradora oferece a indenização para os bens de uma empresa que foram danificados pela água. 

Então, no caso, são considerados enchentes causadas pela chuva e a água proveniente de problemas na encanação, que seja externa a da empresa. 

Outra opção é quando há o aumento do nível de rios, lagos e represas que podem afetar diretamente a sede do empreendimento.

Desmoronamento de parte estrutural do imóvel

A cobertura para desmoronamento pode ser contratada até mesmo em seguros residenciais, sendo bem útil para quem tem uma empresa. 

Com ela, a seguradora paga uma indenização para cobrir os prejuízos causados por danos materiais em situações de desmoronamento. 

A cobertura pode ser voltada para desmoronamentos parciais ou totais, de paredes, muros, marquises e até beirais. 

Mercadorias em trânsito

O transporte de mercadorias também pode ser uma atividade sujeita a vários riscos, que resultam em prejuízos. 

Por isso, é possível contratar uma cobertura para itens, em que há a proteção em casos de roubos ou furtos. 

Assim, é importante ressaltar, que para o transporte de carga pode ser necessário contratar um seguro extra, o seguro de carga. 

Esse serviço garante o reembolso em casos de perdas ou danos em cargas que estão sendo transportadas. 

Foto de caixas de papelão empilhadas com um fundo branco, imagem ilustrativa para texto seguro empresarial.
Ter uma proteção para os produtos transportados também é importante para um negócio.

Conhecido como RCTR-C, ou Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga, ele é uma contratação obrigatória de acordo com o Decreto de lei nº73/1966

Sendo assim, é importante em casos como esse, tirar todas as dúvidas com seu corretor para adquirir o serviço mais adequado. 

Descumprimento de contratos 

Essa cobertura é adequada para quem quer ter mais segurança sobre os acordos e contratos firmados na empresa. 

Desse modo, caso uma das partes de um contrato descumpra alguma das cláusulas, o seguro garante a indenização. 

Ou seja, com ele você tem muito mais segurança e tranquilidade para lidar com todos os contratos necessários para o negócio. 

Quebra de máquinas

A sua empresa provavelmente utiliza equipamentos para que toda produção seja feita, desde processos em computadores e até máquinas específicas. 

Dessa maneira, para manter a segurança de todas essas máquinas necessárias, você pode solicitar uma cobertura própria. 

Assim, em qualquer dano de causa externa, a seguradora é responsável pelo risco e oferece o amparo certo para a recuperação das peças. 

Seguro empresarial vale para todo tipo de empresa?

Se você está se perguntando se um seguro empresarial pode ser feito para a sua empresa, saiba que sim. 

Qualquer tipo de negócio e empreendimento pode ter um seguro para trazer ainda mais segurança e tranquilidade para todos. 

A única diferença, é que cada empresa irá demandar um certo tipo de cobertura, por isso é importante pesquisar entre os serviços disponíveis. 

Descubra como contratar um seguro empresarial

Agora que você já entende melhor como o seguro empresarial funciona e como ele pode ser útil para sua empresa, procure pelo serviço certo. 

Neste momento, você pode ter a ajuda de um corretor que irá avaliar os seus riscos, demandas e procurar pelo serviço que melhor se encaixa no perfil da sua empresa. 

Você também pode contar com o corretor quando já estiver usando o seguro, em caso de dúvida ou quando enfrentar um sinistro. 

Gostou deste post? Pois continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos relacionados e não se esqueça de compartilhar com os amigos.

Se já quiser cotar um seguro empresarial, conte com a ajuda da Quisto Corretora de Seguros. 

A Quisto é uma empresa que atua no mercado desde 2012 e possui parceria com grandes seguradoras. Cote já seu seguro aqui