Foto de uma folha de documento em cima de uma mesa preta, com uma caneta também preta em cima. Imagem ilustrativa para texto endosso de seguro.

Endosso de seguro: conheça o guia rápido, mas completo!

O endosso de seguro é o meio pelo qual você pode fazer alterações necessárias no seu contrato de seguro, enquanto já utiliza o serviço. Entenda mais a seguir. 

Quando decidimos contratar um seguro, seja ele qual for, passamos por todo um processo de cotação e, logo em seguida, de contrato. 

Sendo assim, várias informações são necessárias não só para definir o valor do seguro, mas para compor um contrato completo do serviço solicitado. 

Então, com o seguro já em vigência, e você precisar fazer alguma alteração nos dados contidos no contrato, é preciso solicitar um endosso para a seguradora. 

Por isso, se você está em dúvida sobre o que é o endosso e como fazer tais alterações, acompanhe todas as informações que separamos a seguir. 

O que é endosso de seguro?

Um seguro é uma das melhores formas de garantir a sua tranquilidade para algum bem ou situação, afinal, em meio aos imprevistos, este serviço irá te amparar de forma adequada. 

Porém, ao contratar o serviço é preciso atenção aos vários detalhes que compõem o contrato, como é o caso das coberturas. 

Assim, outra informação muito importante, é sobre o endosso de seguro, um documento que pode ser útil em vários casos. 

Basicamente, o endosso é um documento que modifica dados presentes no contrato do seguro. 

Sendo assim, o endosso pode ser feito enquanto o seguro já está sendo utilizado, e qualquer informação sobre o segurado ou seu bem precisam ser alteradas no contrato. 

Então, este é um documento, que tem como objetivo manter a apólice do seguro sempre atualizada e evitar qualquer problema quando o segurado solicitar o serviço. 

Entenda como fazer o endosso do seguro

Não informar a seguradora sobre as possíveis mudanças que podem afetar o bem segurado, pode trazer vários problemas ao cliente quando solicitar a cobertura em casos de sinistro. 

Por isso, quando você notar qualquer alteração que pode afetar o seguro, o primeiro passo é procurar o seu corretor. 

Pessoa de blusa de frio bege, em uma mesa de madeira, enquanto mexe em um computador. Ao lado vemos um livro aberto e do outro uma xícara de café preta. Imagem ilustrativa para texto endosso de seguro.
Você deve procurar a seguradora para informar alterações na situação do bem segurado.

O corretor é o profissional responsável por fazer a mediação entre você a seguradora. Portanto, ele saberá como proceder, fazendo a avaliação das alterações. 

Desse modo, ele fará a cotação com a seguradora, levando em consideração todas as alterações necessárias e então a seguradora fará a avaliação da proposta. 

Em geral, a seguradora pode demorar até 15 dias para decidir se aceita as mudanças solicitadas. 

Além disso, durante esse processo, pode ser que a seguradora solicite uma vistoria, principalmente quando há adições de coberturas e aumento de valores dos serviços. 

Caso a seguradora aceite, o endosso é emitido e a apólice do seguro passará por alterações. Assim, ela passa a operar com as novas informações. 

Portanto, ao solicitar um endosso se certifique que todos os dados repassados estão corretos, bem explicados, para que você não tenha problemas futuros. 

Por que fazer endosso do seguro? É obrigatório?

Quando você contrata um seguro, a empresa se torna responsável pelos riscos que o bem segurado pode sofrer. 

Sendo assim, quando a seguradora compõe o contrato, ela considera várias informações, para entender o nível de risco e as possíveis situações adversas. 

Ou seja, a seguradora precisa estar ciente de várias informações sobre o bem segurado para oferecer seus serviços. 

Dessa forma, qualquer alteração que pode modificar a situação do bem e seus riscos, precisam ser repassados para a empresa. 

Afinal, se as condições do bem que foram incluídas no contrato não são mais as mesmas, logo, a seguradora poderá prestar formas distintas para o serviço. 

Por isso, caso haja qualquer alteração e você ainda possuir dúvidas sobre como proceder, procure seu corretor. 

Tipos de endosso do seguro: quando você deve fazer

Mulher de blusa rosa e calça jeans, sentada em uma cadeira enquanto lê algo em um tablet. Ao fundo temos uma sala desfocada. Imagem ilustrativa para texto endosso de seguro.
Atenção ao contrato do seguro. Verifique se as informações estão atualizadas.

Agora que você já sabe o que é o endosso e como ele é importante, deve estar se perguntando em quais situações é preciso solicitá-lo. 

Então, separamos algumas situações abaixo que podem exigir alterações no contrato, e para isso você deve fazer o endosso. 

Inclusão ou exclusão de coberturas

Como o endosso é o documento que traz alterações para o contrato original de um seguro, mudanças nas coberturas também exigem ele. 

Sendo assim, se você possui a demanda de incluir alguma cobertura que irá te trazer mais segurança, ou até excluir uma que não considera tão importante.

Mudança de endereço de pernoite

Se você possui um veículo, ao fazer um seguro, uma das informações repassadas para a seguradora é o local no qual o carro permanece durante a noite. 

Esse dado é importante, já que se o carro permanece na rua ou em uma garagem privada, os riscos de roubo ou furto, por exemplo, serão diferentes. 

Por isso, com as alterações do local ou do seu endereço, você deve mudar as informações por meio do endosso.

Cadastro de novos condutores do veículo

Quando você contrata um seguro auto, é preciso informar também os dados de quem utiliza o carro, ou seja os condutores. 

Documentos como a CNH e seu tempo de uso, além da idade do motorista também podem influenciar nos riscos do carro e no preço do serviço. 

Portanto, quando novos condutores passam a utilizar o veículo, é preciso também repassar essas informações para o contrato, por meio do endosso. 

Novo local de estacionamento do veículo

Assim como o local que o veículo costuma transitar é importante para determinar os riscos aos quais ele está sujeito, o local de estacionamento também é. 

Por isso, qualquer mudança nos locais que o veículo costumava ficar, você deve informar à seguradora para que ela esteja ciente da situação do carro.

Foto com vários carros estacionados na esquerda, ao meio temos uma homem de blusa preta e short vermelho correndo. Também vemos várias árvores ao redor. Imagem ilustrativa para texto endosso de seguro.
Você precisa informar para a seguradora locais que costuma estacionar o carro.

Alterações no veículo

As características do veículo são importantes não só para os documentos do próprio carro, como também para o seguro. 

Então, se você fizer qualquer alteração, como mudança de cor, por exemplo, é preciso informar para a seguradora e realizar o endosso. 

Lembrando que em muitos casos é necessário a vistoria e autorização do Detran. 

Venda do carro e transferência do seguro

O endosso também é útil quando você decide vender o carro e transferir o seguro desse veículo. 

Afinal, com um dono diferente, a apólice do seguro precisa de alterações com todos os novos dados. 

Alteração de dados de pagamento do cliente

Dados pessoais que constam no contrato também são informações importantes para a seguradora. 

Por isso, se houver qualquer tipo de mudança nos dados de pagamento, você pode solicitar as alterações com um endosso. 

Mudanças na região de cobertura

A região de cobertura é um dos fatores importantes quando você decide contratar um seguro para um bem. 

Isso porque, dependendo da região, é possível avaliar os riscos que podem afetar o bem. 

Sendo assim, mudanças na região de cobertura do seguro precisam de um endosso para constar no contrato do seguro. 

Indicar a troca do veículo segurado

Ao trocar de veículo, você também precisa repassar essa informação para a seguradora, já que isso afeta diretamente o contrato. 

Dados como modelo, ano do veículo e marca, interferem na composição do seguro e caso haja alterações é preciso de um endosso para registrá-las. 

Instalação de acessórios no carro

Dados básicos sobre o veículo servem para compor o contrato de seguro, porém, outros acessórios também devem ser mencionados. 

Inclusive, existem coberturas extras que você pode solicitar especialmente para a proteção de objetos específicos no carro. 

Por isso, adicionando acessórios que também correm riscos, você precisa de um endosso para que a informação conste no contrato do seguro. 

Preciso pagar para fazer endosso do seguro?

Foto do bolso de uma camisa azul, enquanto uma mão retira uma carteira preta com cartões de crédito e notas de dinheiro.
Você não precisa pagar pelo endosso em si, apenas as diferenças no serviço de seguro.

O endosso, em si, não exige nenhum tipo de pagamento, mas, ao solicitar o processo você pode ter alterações no valor do seguro. 

Afinal, quando contratamos um seguro, os riscos aos quais o bem está exposto e as coberturas solicitadas influenciam diretamente no preço do contrato. 

Dessa forma, se há alterações no endosso que podem mudar diretamente os riscos e as coberturas do bem, provavelmente você terá diferenças no preço do serviço. 

Por exemplo, se você possui um carro segurado e se muda para outra região, o endosso fará a alteração dessa informação no contrato. 

E se, por um acaso, essa nova região possui índices mais altos de violência e assalto, os riscos aos quais seu carro está exposto são maiores. 

Logo, a seguradora saberá desse fato e fará uma alteração no serviço, voltado agora para esses riscos superiores. Assim, o preço também será maior. 

Viu como o endosso pode ser um documento importante para você que possui algum tipo de seguro? Por isso, a atenção é importante, caso precise solicitá-lo. 

Em casos de dúvidas, consulte diretamente seu corretor de seguros para ter uma orientação adequada. 

Gostou desse post? Então compartilhe com seus amigos e continue acompanhando o blog para mais informações como essa

Se quiser cotar um seguro com uma empresa de qualidade, conheça a Quisto Corretora de Seguros. 

A empresa está há oito anos no mercado, e possui mais de 90 possibilidades de contratos. Cote já seu seguro