Foto de uma mesa branca com um computador, enquanto uma pessoa digita. Ao lado vemos uma planta em um vaso também branco. Imagem ilustrativa para texto corretora e seguradora.

Entenda a diferença entre corretora e seguradora (definitivamente!)

Corretora e seguradora, se você ainda não sabe as diferenças entre elas, acompanhe esse post e entenda como cada uma pode atuar na venda de um seguro. 

O seguro é um serviço útil para quem busca por mais segurança e tranquilidade, seja para um bem, saúde pessoal ou até em financiamentos. 

Mas ao procurar por um seguro, você provavelmente irá se deparar com duas possibilidades de contratação do serviço: com uma corretora ou com a seguradora. 

Por isso, muitas pessoas ainda não sabem quais são as diferenças entre elas, e como isso pode alterar a forma de contratar um seguro. 

Sendo assim, separamos um texto com todas as informações sobre as diferenças entre essas duas opções. Confira!

O que é uma seguradora?

A seguradora é uma empresa que trabalha oferecendo serviços de proteção, os famosos seguros voltados para as mais diversas áreas. 

Dessa forma, a empresa oferece serviços que se tornam responsáveis pelos riscos que os bens segurados estão sujeitos. 

Com isso, o cliente paga uma taxa periódica, e caso enfrente algum sinistro que seja coberto pelo serviço, ele recebe uma indenização por parte da seguradora. 

Ou seja, você contrata o seguro para garantir a segurança de um determinado bem, e a seguradora trabalha com a proteção em si. 

Assim, é importante lembrar que uma seguradora deve atuar com a supervisão da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). 

A SUSEP é um órgão, ligado ao Ministério da Fazenda, e tem como função regulamentar o setor de seguros no país. 

Por isso, ao contratar o serviço, você possui o amparo de um órgão oficial, com atuação em todo país, que garante os seus direitos. 

Saiba o que é uma corretora de seguros

Agora que você já entende que o papel da seguradora é oferecer o serviço de seguro, precisa saber qual função de uma corretora de seguros. 

Foto de duas mãos se apertando, na mão da direita vemos um braço com blusa azul. No fundo temos uma casa desfocada, jardim e um céu azul. Imagem ilustrativa para texto corretora e seguradora.
A corretora irá te auxiliar na busca pelo serviço de seguro mais adequado para suas demandas.

A corretora é na verdade uma empresa responsável pela venda de seguros e as negociações que fazem parte do processo. 

Sendo assim, por meio da corretora você pode contratar um serviço de seguro, conhecer as coberturas disponíveis e fazer as alterações necessárias na apólice. 

Dessa forma, a corretora de seguros possui um papel de intermediação entre o cliente e a seguradora, facilitando todo o processo de contratação do seguro. 

O corretor pode, por exemplo, te ajudar na escolha de um serviço mais adequado, levando em considerando o custo-benefício e suas necessidades. 

Então, esse profissional compreende quais coberturas são mais adequadas para você, e te ajuda a encontrar o seguro certo. 

Com essa ajuda, você pode ter ainda mais facilidade para encontrar um bom seguro, evitando coberturas desnecessárias e contratando as mais úteis. 

Quais as diferenças entre corretora e seguradora?

Já deu para perceber que, apesar de interligadas, a corretora e a seguradora apresentam grandes diferenças em seu funcionamento. Entenda mais a seguir. 

Escopo de trabalho

Ao contratar um seguro, é preciso que você tenha em mente quem é responsável por cada trabalho e como isso irá refletir na sua experiência como cliente. 

Afinal, não adianta você cobrar uma ação da corretora, que é de responsabilidade da seguradora e vice versa. 

Sendo assim, saiba que a corretora é a empresa responsável pela venda do seguro, inclusive, ela pode ter parcerias com várias seguradoras distintas. 

Já a seguradora é quem assume os riscos previstos no seguro, ou seja, quem oferece o serviço e quem irá fazer a indenização em casos de sinistro. 

Atendimento ao consumidor

Caso você deseja contratar um seguro, seja ele qual for, para carro, casa, seguro de vida ou seguro empresarial, pode procurar a ajuda de uma corretora. 

A corretora fará a intermediação entre você e a seguradora, facilitando o processo de contratação do seguro e tirando todas as dúvidas que surgirem.

Foto de uma mão, com roupa branca, segurando uma caneta prata enquanto assina um contrato em uma mesa preta. Ao lado, vemos um pacote amarelo e ao fundo um carro vermelho. Imagem ilustrativa para texto corretora e seguradora.
Enquanto a corretora facilita o processo de contratação do seguro, a seguradora é a empresa responsável pela proteção.

Desse modo, você pode contar com o corretor para entender os riscos, e buscar pelo serviço mais apropriado para sua necessidade. 

Em contrapartida, quando você enfrentar alguma situação de sinistro, precisa contatar a seguradora para receber o amparo necessário. 

Então, a empresa irá te orientar de forma correta, solicitar todos os documentos necessário e pagar a indenização de acordo com as coberturas contratadas. 

Contrato de serviço

Ao contratar um seguro, a corretora vai ser a empresa que irá te ajudar a ter uma experiência mais fácil e otimizada. 

Contudo, você não possui um contrato específico com a corretora, dessa forma, é possível trocar de corretor sempre que quiser. 

Sendo assim, se você quiser trocar de seguradora, o contrato do seguro em si não é afetado, já que ele é feito com a seguradora. 

Entretanto, se quiser fazer a troca de seguradora, alterando o contrato que já foi assinado, aí você deverá cancelar o serviço e ficar sem aquele seguro. 

Afinal, você possui um contato com a seguradora, e ao fazer uma mudança, precisa cancelar o que já foi acordado. 

Vale a pena contar com o auxílio de uma corretora de seguros?

O seguro é um serviço responsável pela proteção do bem que você deseja segurar, logo, é preciso ter todo cuidado para escolher o serviço certo. 

Como já explicamos logo acima, a corretora de seguros é a empresa que irá te ajudar no processo de contratação de um seguro. 

Por isso, para quem busca por mais tranquilidade no processo, com o auxílio certo para entender todas as questões, contar com uma corretora pode ser a opção certa. 

Além disso, com tantas opções de seguros no mercado e com suas coberturas diversas, encontrar o serviço mais apropriado pode não ser tarefa fácil. 

Dessa forma, o corretor é um profissional preparado para entender as necessidades dos clientes e procurar o melhor serviço para atendê-lo. 

Moça de blusa cinza e calça jeans, apoiada em um sofá enquanto usa um tablet. Ao fundo vemos uma parede branca com uma bolsa dependurada. O sofá também é cinza.
Com a ajuda de uma corretora, você consegue encontrar o serviço ideal com muito mais facilidade.

Uma empresa com ampla atuação no mercado é a Quisto Corretora de Seguros, que nasceu em Belo Horizonte, em 2012. 

A Quisto possui parceria com várias seguradoras renomadas e oferece mais de 90 possibilidades de contratos para os clientes. 

Entenda porque é importante contratar um seguro

Um seguro é um serviço que não só garante a indenização em situações de sinistro, como também traz mais benefícios para quem o contrata. 

Segurança para você e sua família 

Uma das grandes vantagens em se obter um seguro, seja ele qual for, é a segurança que ele pode trazer para você e a sua família. 

Afinal, com todos os cuidados tomados e sendo uma pessoa precavida, nunca podemos adivinhar quando um imprevisto pode acontecer. 

Sendo assim, mesmo vivenciando uma situação de instabilidade, você pode contar com um seguro para te amparar. 

Seja na perda de um bem, ou em situações de fragilidade com a morte ou invalidez de uma pessoa, o seguro garante o apoio necessário para te ajudar em um momento adverso. 

Tranquilidade ao proteger um bem 

Outra grande vantagem do seguro é toda a tranquilidade que ele pode te trazer em várias situações. 

Por exemplo, se você contrata um seguro auto, sabe que pode utilizar o veículo, e caso aconteça alguma adversidade, basta acionar a seguradora para ter ajuda. 

Ou seja, você usufrui do seu bem sem ficar se preocupando a todo momento com algo que pode comprometê-lo. 

No caso dos carros, temos um trânsito cada vez mais caótico, em que não podemos prever o que irá acontecer em seguida. 

Para se ter uma ideia, 70% dos carros que rodam pelo Brasil, não possuem nenhum tipo de proteção. Então, iImagine a dor de cabeça que uma simples batida pode causar. 

Assistência em momentos de necessidade 

Foto de um homem com blusa azul segurando um celular preto enquanto olha para o farol direito de um carro prata que está danificado.
Em situações de sinistro, você pode contar com a ajuda da seguradora para resolver o problema, de acordo com as coberturas contratadas.

Quando você contrata um seguro, tem a certeza que irá receber a ajuda que precisar em um momento de infortúnio. 

Isso porque as coberturas são pensadas especialmente para situações em que o seguro pode ser útil e que você precisa de ajuda. 

Além disso, muitos seguros oferecem assistências 24 horas que podem ser bem úteis para momentos de urgência. 

Dessa forma, com um só serviço você garante a ajuda de pessoas preparadas para te amparar nos momentos de maior necessidade. 

Viu como um seguro pode ser a contratação adequada para você que deseja mais segurança na sua vida? 

Agora que você já sabe qual a diferença entre uma corretora e uma seguradora, compartilhe esse post com os seus amigos. 

Além disso, continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse. Você também pode gostar de  tipos de seguro: conheça e saiba como você pode se proteger!

Se quiser contratar um seguro com segurança e tendo a ajuda de uma empresa preparada, você pode contar com a Quisto Corretora de Seguros. 

A Quisto possui parceria com muitas seguradoras, entre elas a Allianz, Porto Seguro, MetLife e outras. Faça já a cotação do seu seguro