Homem de calça jeans enfaixando uma mão que está machucada. Imagem ilustrativa para texto seguros de acidentes pessoais.

Seguros de acidentes pessoais: 7 respostas para suas perguntas

Os seguros de acidentes pessoais são uma boa alternativa para você que busca por mais proteção para sua vida. Conheça mais sobre o serviço a seguir. 

A vida é cheia de imprevistos, e de uma hora para outra toda a nossa realidade pode mudar devido a um acidente. 

É por isso que é muito comum procurar por um seguro para nos amparar em momentos de dificuldades. 

Apesar de o seguro de vida ser o mais comum, saiba que no mercado existem várias outras possibilidades de proteção, e uma delas são os seguros de acidentes pessoais. 

Com este serviço você recebe o amparo da seguradora para lidar com as consequências de acidentes. Continue a leitura!

1. O que é o seguro contra acidentes pessoais?

Os seguros são serviços que oferecem proteção para várias situações da nossa vida, por isso, encontramos seguros para carros, residências e até para nós mesmos. 

Esse tipo de proteção é importante porque nunca sabemos quando algum infortúnio irá acontecer e mudar toda nossa realidade. 

Afinal, por mais que temos uma vida saudável e tomamos uma série de precauções na vida, uma acidente pode acontecer a qualquer momento. 

E fatores como esse podem nos desestabilizar tanto emocionalmente, quanto financeiramente, já que os tratamentos exigem gastos extras. 

Então, é para isso que servem os seguros de acidentes pessoais, um serviço que cobre situações de morte e invalidez, permanente ou temporária, mas somente por acidentes. 

Ou seja, é um seguro que cobre qualquer evento externo, involuntário e violento, que pode provocar lesões ou até causar a morte do segurado.

Porém, é importante lembrar que o seguro não se responsabiliza por qualquer tipo de acidente, como os acidentes pessoais que não causam danos. 

Sendo assim, por ser um seguro mais específico, que não cobre situações de morte natural, por exemplo, você pode encontrar preços mais reduzidos. 

Mão de uma médica com luvas, segurando um acesso, enquanto temos o braço de uma pessoa do lado. Imagem ilustrativa para texto seguros de acidentes pessoais.
O seguro pode cobrir suas despesas médicas após um acidente.

E assim como outros seguros, você também pode encontrar opções adicionais de coberturas que são úteis de acordo com as suas necessidades. 

E uma outra grande vantagem, é que muitas vezes, as seguradoras não cobram valores distintos pela idade do segurado. 

Porém, é sempre bom ter atenção às condições de cada empresa, porque vários detalhes sobre o serviço podem variar entre elas. 

2. Para quem um seguro de acidente pessoal é indicado?

Os seguros são serviços indicados para todo mundo, já que qualquer pessoa está sujeita a vivenciar um acidente ou imprevisto. 

Apesar disso, temos seguros voltados para cada caso, que pode ser útil para quem busca proteção em uma viagem, uma empresa, residência e afins. 

Já os seguros de acidentes pessoais são serviços mais indicados para aquelas pessoas que dependem de uma boa condição física para exercer seu trabalho. 

Assim, vamos supor que você é um empresário ou trabalhador autônomo, que precisa diariamente se locomover para conseguir realizar seus serviços. 

Se algum acidente acontecer, e você ficar impossibilitado de fazer seu trabalho, logo, isso causará uma interrupção na sua renda, não é mesmo? 

Sendo assim, se você está inválido, não pode trabalhar e precisa cobrir várias despesas médicas. Por isso, o seguro de acidente pessoal pode te ajudar. 

Da mesma forma, se a sua empresa não oferece uma proteção em grupo, ou se você deseja apenas proteção para situações de acidentes, o serviço é ideal para você. 

Com ele você recebe toda a proteção da seguradora para lidar com as despesas de tratamentos para acidentes. 

Do mesmo modo, por ter um valor mais baixo em relação a outros serviços do mercado, ele é uma alternativa para quem deseja segurança e não pode contratar serviços mais caros, como o seguro de vida. 

3. Como o seguro funciona?

Os seguros de acidentes pessoais são voltados apenas para situações de invalidez e morte causados por acidentes, como já mencionamos. 

Foto de um pé sendo enfaixado, ao lado vemos outro pé com meia cinza, e a perna de uma cadeira e um chão de madeira. Imagem ilustrativa para texto seguros de acidentes pessoais.
Ao sofrer um acidente que te impossibilite de exercer sua atividade, você pode acionar o seguro.

Sendo assim, caso você se envolva em qualquer acidente que gere consequências graves para sua vida, pode acionar a seguradora para te amparar com as despesas. 

Lembrando que as seguradoras consideram invalidez em qualquer situação física que impeça o indivíduo de realizar as atividades responsáveis pela sua remuneração. 

Já em situações de morte acidental, os seus beneficiários incluídos no contrato irão receber a indenização para lidar com o momento. 

Além disso, na hora de contratar o serviço, você pode encontrar opções distintas, sendo a modalidade individual e a coletiva. 

Na individual, você mesmo irá contratar o seguro e poderá optar pelas coberturas que mais se enquadram nos seus desejos. 

Porém, na apólice coletiva, a empresa, associação e outros contratam o seguro para seus funcionários e participantes que possuem interesse em comum no serviço. 

Portanto, como o seguro em grupo envolve várias pessoas, é um tipo de serviço que possui um valor muito mais em conta. 

Porém, é importante frisar, que neste tipo de seguro, o valor da indenização é voltado especificamente para os gastos resultados do sinistro. 

Enquanto em outros seguros você pode ter a liberdade de utilizar a indenização para outros fins e despesas, neste serviço a seguradora costuma cobrir apenas valores médico-hospitalares. 

4. Quais as coberturas dos seguros de acidentes pessoais?

Assim como em outros tipos de serviços, os seguros de acidentes pessoais também possuem coberturas básicas e adicionais. 

Dessa forma, ao contratar o serviço, você pode escolher as coberturas que são realmente necessárias e descartar outras. 

Um outro detalhe é que as coberturas podem variar de acordo com as seguradoras, por isso é importante atenção a cada serviço e suas especificações. 

Acompanhe algumas opções que separamos a seguir. 

Morte por acidente 

A cobertura por morte acidental é uma das mais básicas neste seguro, com ela, você tem a certeza que caso sofra um acidente e venha a óbito, seus beneficiários terão uma indenização.

Mas é importante lembrar que o seguro não cobre morte por causas naturais, apenas mortes causadas por acidentes. 

Um outro detalhe importante, é que você pode definir os beneficiários no momento de contratar o serviço e a indenização será de acordo com os valores acordados. 

Invalidez por acidente 

Foto de um homem de blusa xadrez verde, sentado em uma cadeira de rodas preta. Ao fundo temos um jardim desfocado. Imagem ilustrativa para texto seguros de acidentes pessoais.
A invalidez por acidentes é uma das opções de coberturas para o seguro.

Uma outra cobertura básica encontrada neste serviço, é a voltada para a invalidez causada por acidentes, uma das mais visadas. 

Nesta cobertura, a seguradora garante o pagamento de uma indenização em situações de invalidez permanente total ou parcial por um acidente. 

Sendo assim, a seguradora irá considerar a perda ou redução da capacidade funcional de um membro ou órgão prejudicado, quando o segurado se envolveu em um acidente. 

Além disso, é preciso saber que para receber a indenização, você provavelmente terá que fornecer uma declaração médica para a seguradora.   

Despesas médico-hospitalares e odontológicas 

Uma cobertura adicional muito útil é a voltada para despesas médico-hospitalares e odontológicas. 

Ela é ideal para quem deseja ficar ainda mais seguro para lidar com os gastos médicos que podem decorrer de um acidente. 

Logo, com essa cobertura a seguradora irá te reembolsar de acordo com todas as despesas médicas e odontológicas que você teve devido a um acidente. 

Então, você tem total liberdade para escolher o local de atendimento e os profissionais responsáveis, mas deve comprovar tudo com as documentações que a seguradora requisitar. 

Auxílio funeral

O auxílio funeral também é uma cobertura que pode ser acrescentada aos seguros de acidentes pessoais. 

A morte, além de nos pegar desprevenidos e trazer instabilidade emocional, também pode resultar em problemas financeiros, já que os serviços não são baratos

Dessa maneira, a cobertura de auxílio funeral é muito importante, já que nela a seguradora reembolsará todas as despesas do serviço. 

Mas os contratos apresentam condições para essa indenização, pois a seguradora paga as despesas que se enquadram nos valores acordados na contratação. 

Por isso, atente-se ao contratar o serviço e confira todas as condições que a seguradora apresenta na apólice. 

5. Qual a diferença entre seguro de acidentes pessoais e seguro de vida?

Agora que você sabe como os seguros de acidentes pessoais funcionam, deve estar se perguntando qual é a diferença entre ele e o seguro de vida. 

Foto de uma casal de roupa preta, a mulher usa mochila cinza, com duas crianças, uma de roupa cinza e outra de roupa verde. Todos estão sentados no topo de uma montanha, ao longe vemos uma paisagem.
Mesmo que ambos serviços ofereçam proteção, existem diferenças entre o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais.

Pois saiba que a primeira e grande diferença é que no seguro de vida, você encontrará a cobertura para morte, tanto acidental quanto natural. 

Como já mencionamos, o seguro de acidentes pessoais não cobre mortes naturais, apenas aquelas resultantes de acidentes. 

Além disso, um outro detalhe é que justamente por ser mais específica, e não ter serviços tão amplos como o seguro de vida, você encontra preços mais baixos para o seguro de acidentes. 

Da mesma forma, no seguro de acidentes você provavelmente não encontrará diferenças entre o valor do seguro para um jovem e para uma pessoa mais velha. 

Já no seguro de vida, o valor do serviço pode variar diretamente de acordo com a idade do segurado, por isso pessoas mais velhas contam com serviços mais caros. 

Quanto a indenização, no seguro de vida você possui mais liberdade para utilizar os valores que a seguradora pagar. 

Assim, você pode bancar as despesas médicas e também lidar com outros gastos que podem estar atrasados devido a sua situação adversa. 

Porém, como já mencionamos, no seguro de acidentes, os valores pagos são voltados especificamente para as despesas médicas provenientes do sinistro. 

6. Qual o tempo de vigência da apólice do seguro para acidentes pessoais?

Ao procurar por seguros de acidentes pessoais, você irá se deparar com várias seguradoras que funcionam de formas diferentes. 

Mas uma característica mais geral, é que assim como outras soluções, no momento da contratação você pode estipular um prazo de serviço. 

Geralmente, ao solicitar um seguro, temos um prazo de vigência de um ano que podemos renovar caso desejarmos. 

Em determinados cenários, o seguro pode até ser renovado automaticamente, contendo o mesmo prazo do anterior. 

Mas é possível informar a seguradora quando você não quiser a renovação automática, porém, você deve fazer um aviso prévio de acordo com os prazos do contrato. 

Foto de uma caderneta com uma caneta em cima, um teclado ao lado e uma tablet com um calendário.
Você pode contratar os seguros por um ano com a possibilidade de renovação.

Sendo assim, você estará protegido pelo serviço de acordo com as datas de início e término estipuladas na apólice. 

Além disso, no momento de contratar uma solução, você pode se deparar com outros prazos que podem ser comuns no processo. 

Por exemplo, ao solicitar o seguro, a seguradora tem o prazo de até quinze dias para analisar os seus riscos e propostas, e decidir se aceita ou não oferecer o serviço. 

Uma outra informação importante, é que você pode solicitar alterações no contrato durante a vigência e até mesmo cancelá-lo. 

Em situações como essa, o corretor poderá te ajudar a tirar todas as suas dúvidas e orientar nos processos. 

7. Como contratar um bom seguro?

Agora que você já sabe como os seguros de acidentes pessoais são importantes para sua vida, é preciso entender como contratá-los. 

Os seguros em geral, podem ser contratados por conta própria, ou seja, você pode entrar em contato direto com a seguradora, seja por site ou telefone. 

Uma dica interessante, é contar com a ajuda de um corretor para conseguir contratar o serviço certo. 

Isso porque esse profissional é preparado para entender todos os seus riscos, considerar suas demandas, e procurar a solução que melhor se encaixa para você. 

Além disso, os corretores geralmente trabalham em parceria com várias seguradoras, por isso, é mais fácil que eles encontrem variedade de preços e serviços. 

Da mesma forma, você pode tirar todas as dúvidas sobre o contrato com o corretor e ter a ajuda dele caso precise solicitar a indenização. 

Lembrando que a seguradora é a responsável pelo serviço, e o corretor é quem irá te ajudar na contratação. 

Gostou deste conteúdo? Então continue nos acompanhando para mais informações e compartilhe esse post com seus amigos. 

Caso deseje contratar um seguro, cote já com a Quisto Corretora de Seguros. A empresa atua há oito anos na área e oferece mais de 90 possibilidades de contrato.