Foto de várias mãos de pessoas diferentes se tocando, em cima de uma mesa com papeis, garrafas, potes com canetas. Imagem ilustrativa para texto seguro vida em grupo.

Seguro de vida em grupo vale a pena? Saiba tudo sobre

O seguro de vida em grupo pode ser a opção certa para você que procura ainda mais proteção para os funcionários da sua empresa. 

Quem tem uma empresa, sabe o quanto é importante o bem-estar de todos os trabalhadores para que o negócio tenha sucesso. 

Sendo assim, além de oferecer um espaço favorável, em que todos se sintam bem, é preciso trazer ainda mais proteção. 

Isso porque nem sempre conseguimos prever acidentes e outros problemas que podem afetar a vida das pessoas. 

Mas contratando um seguro de vida em grupo, você pode garantir mais segurança para toda a sua equipe. Entenda mais como funciona o serviço a seguir. 

O que é o seguro de vida em grupo? Como funciona?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em um seguro de vida e como esse serviço pode ser utilizado para trazer mais segurança para a vida das pessoas. 

Porém, uma possibilidade que é ainda mais viável, principalmente para quem tem uma empresa, é o seguro de vida em grupo. 

Com este serviço, você tem a garantia que a seguradora irá se responsabilizar pela indenização em situações de sinistro. 

Uma empresa que conta com um seguro de vida para seus funcionários, possui ainda mais destaque no mercado, já que se preocupa com a sua equipe. 

Mesmo não sendo um serviço obrigatório em todos os negócios, as organizações que contam com um seguro trazem ainda mais tranquilidade para a vida dos funcionários. 

Isso porque o serviço oferece todo o amparo necessário para situações de sinistro que envolvem morte ou invalidez. 

Ou seja, o funcionário utiliza o serviço para cobrir despesas, caso fique impossibilitado de trabalhar, devido a um acidente.

Da mesma forma, caso o funcionário venha a óbito, a seguradora poderá indenizar os beneficiários escolhidos, como filhos e cônjuge. 

Sendo assim, é preciso que você fique atento a todas as especificações do serviço, no momento de contratá-lo. 

É necessário que os funcionários estejam atuando plenamente, e se tiver qualquer doença pré-existente precisa ser informada. 

Foto de cinco pessoas reunidas ao redor de uma mesa de madeira com papéis em cima, lápis coloridos, caneca verde e uma janela grande ao fundo. Imagem ilustrativa para texto seguro vida em grupo.
Com o seguro em grupo, seus funcionários possuem mais proteção.

Coberturas de um seguro de vida em grupo

Na hora de contratar um seguro de vida em grupo, você irá encontrar várias possibilidades de proteção. 

Esses serviços podem variar de acordo com as seguradoras, e as coberturas escolhidas também influenciam no tratamento prestado. 

Por isso, você deve ficar atento às características de cada cobertura, para entender quais opções mais adequadas para as necessidades dos seus funcionários. 

Desse modo, separamos a seguir algumas coberturas que você pode encontrar ao contratar esse tipo de seguro. Confira!

Morte

Uma das coberturas mais básicas que você irá encontrar em um seguro de vida é a de morte, seja ela por causas naturais ou acidentais. 

Então, caso o funcionário venha a óbito, a seguradora se responsabiliza por uma indenização entregue aos beneficiários.

Os beneficiários são escolhidos no momento em que o contrato de seguro é feito, e geralmente inclui família, como filhos e cônjuges. 

Invalidez

Outra cobertura muito comum em seguros do tipo, é a voltada para situações de sinistro que resultam em invalidez do segurado. 

Dessa forma, é possível que você encontre cobertura para invalidez permanente total ou parcial, seja por acidentes e até mesmo por doenças. 

Assim, caso o segurado esteja impedido de realizar qualquer atividade profissional devido a uma invalidez, pode solicitar a ajuda da seguradora. 

Com isso, a empresa responsável pagará a indenização acordada, para que o funcionário consiga quitar todas as despesas que o momento exige. 

Doenças graves

A cobertura de doenças graves também é muito comum para quem procura um seguro de vida em grupo. 

Com este serviço, os seus funcionários podem receber uma ajuda da seguradora caso sejam diagnosticados com alguma doença grave. 

Portanto, o segurado pode contar com uma indenização que será utilizada para cobrir todas as despesas que o momento exige e seus tratamentos. 

Geralmente, as empresas consideram doenças graves alguns tipos de câncer, infarto agudo do miocárdio, Alzheimer e outras. 

Lembrando que todas as doenças cobertas estarão presentes no contrato de serviço, e a indenização será de acordo com os valores estipulados no contrato.  

Foto de um quarto de hospital com uma maca cinza no quanto, uma mesa com cadeira no outro e uma janela com cortinas ao fundo. Imagem ilustrativa para texto seguro vida em grupo.
Você pode contar com a indenização para cobrir despesas de tratamentos.

Auxílio funeral

A cobertura de auxílio funeral é uma outra opção necessária para momentos difíceis na vida dos funcionários. 

Nesta cobertura, a seguradora se responsabiliza pelo reembolso de todas as despesas do funeral de um segurado. 

Assim, a família do segurado tem a tranquilidade de evitar gastos extras, em uma situação que já envolve toda dificuldade emocional. 

Porém, é importante ressaltar que o serviço possui valores limitados determinados no momento da contratação. 

Diárias por incapacidade temporária causada por acidentes

Já imaginou se algum funcionário sofre um acidente que o impossibilita de trabalhar? Isso provavelmente irá afetar sua renda, não é mesmo? 

Mas ao acrescentar a cobertura de diárias por incapacidade temporária causada por acidentes, você pode garantir a segurança financeira da sua equipe. 

Isso porque com essa cobertura, a seguradora se responsabiliza pelo pagamento de uma renda ao segurado que está afastado. 

Assim, a pessoa pode ter calma durante o processo de recuperação, sabendo que terá uma ajuda com as despesas. 

Despesas médicas, hospitalares e odontológicas

Uma outra cobertura muito útil que pode ser adicionada ao seguro de vida em grupo é de despesas médicas, hospitalares e odontológicas. 

Sendo assim, com esse serviço, a seguradora garante o reembolso de qualquer gasto médico que o segurado tenha tido. 

Desse modo, caso seu funcionário precise de qualquer atendimento, ou passar por um processo, pode contar com a seguradora para pagar a indenização. 

Porém, essas despesas precisam ser resultados de acidentes cobertos na apólice do seguro, por isso, é importante você ficar atento ao contrato. 

Quais as vantagens do seguro de vida em grupo?

Com tantas coberturas mencionadas, você já deve ter percebido que esse seguro é um serviço cheio de possibilidades de proteção. 

E assim como outros serviços, você também pode encontrar inúmeros benefícios ao contratar um seguro como esse. 

Baixo custo por segurado

Foto de um bolso de calça jeans, com um cartão de crédito e uma nota de dinheiro.
No seguro em grupo você pode encontrar preços mais em conta.

A primeira grande vantagem, é que este seguro apresenta custos mais baixos em relação a um seguro de vida comum. 

Isso acontece porque o serviço é feito em grupo, logo, a seguradora trabalha com mais pessoas. 

Esse fator geralmente reflete em descontos que podem tornar o serviço ainda mais barato para quem o contrata.

Além disso, os donos de empresas precisam levar em consideração, todos os gastos que podem resultar de um sinistro que prejudique os seus funcionários. 

Desse modo, tendo um serviço que garante a proteção e trabalha com indenizações para despesas de acidentes, é possível encontrar um ótimo custo-benefício.  

Variedade de coberturas

Os seguros em grupo possuem um detalhe importante para quem pretende contratá-lo, sua possibilidade de adaptação para cada situação. 

Ou seja, com tantas coberturas disponíveis, voltadas para as mais diversas situações, você pode incorporar o contato da melhor forma. 

Neste ponto, é recomendado que você analise todos os riscos aos quais seus funcionários estão sujeitos e quais serviços são mais recomendados. 

Com tantas opções, você pode ter um serviço moldado de acordo com o seu negócio, possuindo as características certas de proteção que você precisa. 

Valorização e motivação dos colaboradores

Contratar um serviço como um seguro, é sinônimo de que a sua empresa está preocupada com o bem-estar dos funcionários. 

A partir do momento que você encontra formas de tornar o ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor e seguro, sua equipe se tornará mais empenhada. 

Isso porque eles sabem que estão fazendo parte de uma empresa que se esforça para promover auxílios de qualidade. 

Outro detalhe é que benefícios como esse podem atrair a manter profissionais capacitadas para o seu negócio e que buscam por mais estabilidade. 

De modo geral, é uma forma de você valorizar a equipe envolvida em seu negócio, ao mesmo tempo que cuida de cada pessoa e até mesmo de suas famílias. 

Tipos de seguro de vida em grupo

Foto de quatro pessoas reunidas ao redor de uma mesa, ao fundo vemos uma janela. Na mesa temos dois cadernos, uma moça escrevendo em um deles, um computador e xícara.
Os seguros em grupo podem ter modelos diferentes de pagamento.

Se você está em busca do seguro de vida em grupo, precisa saber também que existem tipos diferentes de serviço. 

Portanto, ao apresentarem as mesmas possibilidades de serviços, com várias coberturas e auxílio, existem distinções na forma que o serviço é pago. 

Sendo assim, no momento de contratar, é importante que você se atente a esses detalhes que são importantes. Saiba mais a seguir. 

Plano não contributário

O plano não contributário é uma forma de seguro em que os segurados não precisam arcar com os valores do prêmio do serviço. 

Ou seja, essa situação se aplica quando uma empresa resolve contratar o serviço para os seus funcionários, e se responsabiliza pelos pagamentos. 

Logo, a equipe possui todos os direitos previstos no contrato, podendo solicitar a ajuda da seguradora quando necessário. 

A única grande diferença, é que essas pessoas não vão precisar gastar com os valores periódicos pagos à seguradora. 

Plano contributário parcial

Já no plano contributário parcial, o seguro é uma contratação feita em acordo com a empresa e seus funcionários. 

Sendo assim, cada uma das partes envolvidas é responsável pelo pagamento do prêmio do serviço. 

Então, é comum que em situações como essa, o valor do prêmio já seja descontado da folha de pagamento da equipe. 

Portanto, enquanto no outro caso a empresa realiza todo o pagamento, neste caso, ela divide os custos com os funcionários que são beneficiados pelo serviço. 

Plano contributário total

Uma outra opção oferecida é de plano contributário total, em que os funcionários custeiam todo serviço. 

Ou seja, neste tipo de contrato, a empresa não contribui com nenhuma parte do pagamento do serviço. 

É possível que a empresa desconte todos os valores diretamente do pagamento, assim como no caso anterior.

Porém, apenas os funcionários precisam pagar os prêmios do seguro cobrados de forma periódica. 

Quem pode contratar um seguro de vida em grupo?

Foto de uma mão segurando uma caneta prata enquanto assina um contrato, vemos parte de um óculos preto também. Ilustração do texto seguro de vida em grupo.
Vários tipos de empresas podem contratar o seguro de vida em grupo.

Um serviço de seguro de vida em grupo pode ser contratado por qualquer empresa, seja ela de médio ou grande porte, e até mesmo para áreas distintas. 

Além disso, pela possibilidade de inclusão de muitas pessoas, qualquer associação, clube ou sindicato que deseja o serviço também pode contratá-lo. 

Mas antes de mais nada, é preciso que você entenda que existem limites, mínimo e máximo, de pessoas que podem fazer parte do serviço. 

Além disso, a maioria das seguradoras exigem uma faixa etária entre 14 e 65 anos de pessoas que utilizam a proteção. 

Por isso, o primeiro passo ao procurar um seguro em grupo, é entender quais são as exigências básicas das empresas. 

Diferenças entre seguro de vida individual e em grupo

Se você já ouviu falar em seguro de vida individual, e busca pela opção em grupo, também deve estar se perguntando se existem mesmo diferenças entre esses serviços. 

Pois saiba que, apesar de encontrar coberturas idênticas em ambos os casos, existem diferenças que começam desde o período de contratação do serviço. 

Isso acontece porque no seguro individual, a pessoa adquire a solução diretamente com a seguradora, podendo ter a ajuda de um corretor durante o processo. 

Assim, o serviço é moldado especificamente para as condições daquela pessoa, levando em consideração seus riscos e os desejos de proteção. 

Inclusive, se temos uma pessoa mais velha, é possível que o valor do seguro seja mais alto, já que a seguradora considera riscos maiores. 

Mas em um seguro de vida em grupo, temos uma empresa ou organização que busca pelo benefício para um conjunto de pessoas. 

Portanto, essa empresa ou organização irá representar todo o grupo e irá buscar soluções que sejam úteis para todos. 

Então, cada pessoa recebe um certificado de proteção, porém o seguro em si é em grupo e leva em consideração demandas mais gerais. 

Dessa maneira, entrando em um acordo, é possível adquirir as coberturas mais necessárias e que são ideais para aquele grupo de pessoas. 

Foto de uma pessoa em uma mesa de madeira com um caderno aberto e uma pasta vermelha ao lado. Temos também um notebook e um copo com bebida. Vemos outra pessoa ao lado com cadernos, uma mão escrevendo em um caderno na frente. Ilustração do texto seguro de vida em grupo.
O seguro em grupo leva em consideração demandas gerais.

Existe carência no seguro de vida em grupo?

A carência em um seguro é um prazo determinado em contrato, no qual o segurado ainda não tem direito a receber a ajuda da seguradora. 

Ou seja, se você contrata um seguro e ele possui carência de 30 dias, nesse primeiro período após a aquisição do serviço, você não será coberto. 

De forma geral, seguros de vida não apresentam prazo de carência, com a exceção de morte por suicidio que possui dois anos de prazo. 

Desse modo, é muito comum que as seguradoras exijam algum documento ou atestado de saúde, para evitar fraudes. 

Porém, como os serviços variam de uma empresa para outra, é possível que você também encontre diferenças nessas condições. 

Por isso, ao contratar um seguro de vida em grupo, também é possível que você encontre prazos de carência em determinadas seguradoras. 

Esses prazos, inclusive, podem variar de 30 a 60 dias, a partir do momento que o contrato começa a valer e em determinadas situações. 

Por exemplo, a cobertura com indenização para diária por incapacidade pode ser um dos serviços com período de carência em um contrato do tipo. 

De qualquer forma, é importante que você pesquise bastante e consulte mais de uma seguradora. Porque, como dissemos, várias especificações podem variar de empresa para empresa. 

Entenda a diferença entre o seguro de vida em grupo e seguro saúde

Uma outra dúvida que pode ser bem comum e capaz de gerar muita confusão, é sobre as diferenças entre o seguro de vida e o seguro saúde. 

Seja no seguro de vida em grupo, ou no individual, temos um serviço que tem como objetivo garantir a sua estabilidade financeira em momentos inesperados. 

Dessa forma, o serviço oferecerá o amparo para o segurado ou sua família, em situações de morte e invalidez. 

Ou seja, todo o serviço é voltado para cobrir gastos do segurado, quando ele está impossibilitado de arcar com as despesas.

Ilustração de batimentos cardíacos em formato de coração na cor vermelha. Imagem ilustrativa para texto seguro vida em grupo.
O seguro saúde garante serviços adequados para o tratamento de doenças.

Já o seguro saúde tem como intuito garantir amparo médico quando o segurado está com alguma doença ou problema que precisa de tratamento adequado. 

Então, em situações de necessidade, a pessoa poderá contar com o seguro para ter a assistência médica ideal. 

Portanto, esse tipo de seguro reembolsa despesas médicas, mas ao contrário do seguro de vida, não oferece indenização para beneficiários em casos de morte. 

Como contratar um seguro de vida em grupo?

Agora que você já está ciente sobre os benefícios do seguro de vida em grupo, precisa saber como é o processo de contratação. 

Antes de mais nada, entenda que para contratar um seguro, você precisa realizar um processo de pesquisa para encontrar a empresa responsável e os serviços ideais. 

É claro que você pode fazer todo o processo sozinho, mas o aconselhável é contar com um corretor para acompanhar o processo. 

Isso porque o corretor está preparado para entender as suas demandas e a partir delas enxergar todos os riscos aos quais sua equipe está sujeita. 

Da mesma forma, ele pode te orientar quanto aos contratos, e tirar todas as dúvidas que surgirem no processo. 

Uma outra vantagem, é que esse profissional possui mais facilidade para encontrar serviços diversos e com bons custo-benefícios, já que o corretor trabalha em parceria com várias seguradoras. 

E então, esse conteúdo foi útil para você? Não esqueça de compartilhar e continuar acompanhando nosso blog. 

Você também pode se interessar por: Seguro empresarial para proteger o seu negócios, saiba tudo sobre ele

Porém, se já quiser contratar seu seguro, tenha a ajuda da Quisto Corretora de Seguros. 

A empresa possui ampla experiência na área e pode te ajudar a encontrar o serviço certo, com mais de 90 opções de contratos. Cote agora seu seguro